Inquérito revela quanto recebe um futebolista em Portugal e como gere o dinheiro
Foram apresentados, esta terça-feira, os resultados do inquérito à literacia financeira dos jogadores profissionais de futebol em Portugal,
Corpo do artigo
Foram apresentados, esta terça-feira, os resultados do inquérito à literacia financeira dos jogadores profissionais de futebol em Portugal, que decorreu no Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança. O inquérito decorreu entre março e maio de 2019 através de entrevistas presenciais a 424 jogadores da I Liga, II Liga, Campeonato de Portugal e campeonato de futebol feminino.
Ora, os resultados permitiram perceber que 92,2% dos jogadores vão realizando poupanças ao longo da carreira, que 58,5% fizeram o ensino escolar obrigatório (12.º ano) ou que 8,2% terminaram um curso superior.
Quase 92% dos jogadores inquiridos disse gerir o seu próprio rendimento, sendo que 79% o fazem sozinhos. Apenas 7% afirmaram que é totalmente gerido por terceiros.
Quanto aos rendimentos auferidos mensalmente, apesar de 26,4% não ter respondido à questão, 28,5% afirmou que recebe acima dos 2500 euros, sendo mais de metade jogadores do principal escalão, 26,4% recebe entre mil e 1500 euros e 13,9% aufere entre 500 e mil euros.
Há ainda 1,7% de entrevistados que não têm rendimento, na maioria com idade igual ou inferior a 20 anos (57,1%) e a jogar na II Liga (71,4%).