Inquérito feito por O JOGO sobre o mercado no Sporting: um pinheiro fará sombra
Litos quer um jogador ao jeito de Paulinho, por se enquadrar no modelo de jogo. Delfim e Carlos Pereira pedem finalizador para cruzamentos diante de rivais com blocos baixos
Corpo do artigo
Nas opiniões recolhidas por O JOGO, os ex-jogadores Delfim e Litos, e o ex-treinador Carlos Pereira estão de acordo: o avançado devia ser a prioridade de mercado.
"O ponta de lança faz mais falta e, além disso, há várias opções para central", destaca o ex-adjunto de Paulo Bento. "Ao longo do tempo tenho falado da necessidade de o clube ter mais um avançado, porque, na defesa, todos se adaptaram", continua Litos, que lembra "a ideia de contenção e de apostar na formação" seguida pela SAD. "Custa bom dinheiro e não é fácil encontrar, mas o Sporting precisa de um avançado que consiga o que Paulinho não conseguirá certamente, que é ser o melhor marcador", aponta Delfim.
Dos três, Litos defende um jogador à Paulinho: "Mediante uma saída do plantel, como a do Jovane por exemplo, o Sporting precisa de se reforçar. E o jogador, a meu ver, tem de ser semelhante a Paulinho como Rúben Amorim pretende. Que chegue a zonas de finalização, isto porque até o Tiago Tomás faz diferente do que o Rúben pede no modelo de jogo."
"Há jogos, na Liga maioritariamente, em que se pede um perfil diferente, um jogador grande, tipo Bas Dost. Há jogos em que o Sporting precisa de um pinheiro ali, para lidar com blocos baixos, que seja mais posicional e que finalize bem em cruzamentos", considera Carlos Pereira, valorizando um Paulinho "que também finaliza bem e assiste os colegas".
"Independentemente de ter feito um hat-trick recentemente, acrescenta sempre ter um matador, um jogador de área", precisa Delfim, que, apesar de querer uma sombra a Paulinho, elogia o "21": "Demonstra as suas valências e ajuda muito a equipa. Todos o defenderam mesmo não marcando, demorou a adaptar-se, mas lidou bem com as exigências. E é campeão."
Inquérito
O JOGO questionou três ilustres adeptos. De modo unânime, escolhem o ataque a um ponta de lança
Carlos Pereira
Ex-treinador do Sporting
"Há jogos em que falta um Bas Dost"
"Para as duas posições fazem falta reforços, mas o ponta de lança mais... Um jogador de área, um finalizador, um número 9, um jogador que seja mais fixo. Há jogos em que falta um jogador grande, tipo Bas Dost. Além disso, quem tem entrado para a defesa tem mostrado rendimento e automatismos. Há várias opções para jogar na posição de central e de lateral."
Litos
Ex-jogador do Sporting
"Na defesa, todos se adaptaram"
"Tem de se enquadrar no balneário e ver realmente que posições não estão tão fortes na formação. Ao longo do tempo tenho falado da necessidade de ter mais um avançado. Até porque apesar das lesões, na defesa, todos se adaptaram bem. Foi uma boa resposta face à covid-19, aos castigos e mostraram polivalência nessa zona: a equipa continuou a ganhar e sem sofrer muitos golos."
Delfim
Ex-jogador do Sporting
"Acrescenta ter um matador"
"Entre um avançado e um defesa, diria a primeira opção. O Sporting precisa de um avançado que consiga o que Paulinho não conseguirá certamente, que é destacar-se como melhor marcador. Independentemente do hat-trick recente, acrescenta sempre ter um matador. Ainda assim, um jogador desses custa bom dinheiro e não é fácil encontrar".