Dois jogos e duas vitórias é o saldo do treinador à frente do Moreirense. Depois do Nacional, foi a vez do Beira-Mar levar com o chicote.
Corpo do artigo
O Moreirense venceu por 3-0 o Beira-Mar, em encontro entre dois aflitos. É o segundo triunfo da equipa de Moreira de Cónegos com Augusto Inácio em igual número de jogos, depois da vitória na Choupana. Após uma grande penalidade desperdiçada por Rúben Ribeiro, aos 27 minutos, Aníbal Capela, nos descontos da primeira parte, fez o primeiro golo dos minhotos. Ghilas, o melhor marcador da equipa, que já conta com 10 golos na prova, bisou aos 68 e 81 minutos.
O Moreirense, que não vencia em casa desde a segunda jornada (3-1 ao Nacional), vinha de outra vitória (2-1), também frente aos madeirenses, no Funchal, sendo esta a primeira vez que os vimaranenses somaram duas vitórias consecutivas na Liga. Por outro lado, o Beira-Mar não vence há sete jogos, desde que recebeu e bateu (3-1) o Rio Ave, sendo este o terceiro jogo consecutivo em que sofreu três golos (3-1 em Coimbra, para a 16ª jornada e 3-3 com o Braga, na ronda anterior).
Na primeira parte, ambas as equipas jogaram de forma nervosa e sem construir jogadas de ataque consistentes. Nos primeiros minutos, só Nildo assustou Ricardo Andrade com um remate por cima, aos sete minutos. E as contrariedades começaram logo para o lado da equipa de Aveiro, quando Tonel saiu lesionado logo aos 13 minutos. O Beira-Mar dispôs de uma oportunidade flagrante para inaugurar o marcador, mas Rúben Ribeiro não aproveitou uma grande penalidade - que castigava falta de Augusto sobre Rui Sampaio já na pequena área -, aos 27 minutos, ao rematar ao lado.
O Moreirense só se aproximou com perigo da baliza de Rui Rego após a primeira meia-hora de jogo. Anilton, ao segundo poste, podia ter feito o primeiro de cabeça, mas permitiu a defesa do guardião aveirense. Com muita disputa de bola a meio-campo, eram mais as perdas de bola do que os passes bem conseguidos, imaginando-se que o jogo iria empatado para o intervalo, mas, já nos descontos, Aníbal Capela aproveitou a confusão na área do Beira-Mar e fez o primeiro (45+1 minutos).
Na segunda parte - na qual puderam estrear-se os reforços Kinkela (congolês, ex-Sedan, do campeonato francês) para o Moreirense e Tozé Marreco (ex-Naval) para o Beira-Mar -, Ricardo Andrade ao travar um remate forte de Yazalde aos 63 minutos, acabou por aumentar a ambição dos vimaranenses e a ansiedade da turma de Aveiro. As pretensões dos visitantes em conseguir o empate nos primeiros minutos da etapa complementar ficaram goradas aos 68 minutos, quando Ghilas ampliou a vantagem, aproveitando muito bem um passe de Vinícius.
Aos 70 minutos, foi outra vez o avançado Yazalde a pôr à prova Ricardo Andrade com um remate "à queima-roupa" que parecia indefensável, mas o brasileiro do Moreirense conseguiu evitar que os aveirenses reduzissem. O Moreirense acabaria por sentenciar a partida com novo golo do franco-argelino Ghilas, aos 81 minutos, após uma jogada construída no meio-campo por Augusto e Ricardo Pessoa.
Jogo no Campo de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Moreirense - Beira-Mar, 3-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Aníbal Capela, 45+1 minutos.
2-0, Ghilas, 68 minutos.
3-0, Ghilas, 81 minutos.
Equipas:
- Moreirense: Ricardo Andrade, Ricardo Pessoa, Aníbal Capela, Anilton, Augusto, Filipe Gonçalves, Vinícius, Pintassilgo (Pablo Olivera, 84), Renatinho (Tales, 75), Wagner (Kinkela, 75) e Ghilas
(Suplentes: Ricardo Ribeiro, Nilson, Pablo Olivera, Rafael Lopes, Kinkela, Ricardo Fernandes e Tales).
Treinador: Augusto Inácio.
- Beira-Mar: Rui Rego, Nuno Lopes, Jaime, Tonel (Hugo, 13), Hélder Lopes, Ricardo Dias, Fleurival (Tozé Marreco, 56), Rui Sampaio, Rúben Ribeiro, Yazalde e Nildo (Serginho, 68).
(Suplentes: Bruno Jorge, Hugo, Dani Abalo, Serginho, Tozé Marreco, André Sousa e Abel Camará).
Treinador: Ulisses Morais.
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fleurival (01), Wagner (13), Augusto (27), Pintassilgo (55), Filipe Gonçalves (61), Nildo (61) e Tozé Marreco (67).
Assistência: 1.428 espetadores.