A edição que arranca no dia 2 de julho supera os números das anteriores em todos os aspetos. Os treinadores Rui Vitória e Francisco Neto voltam a ser embaixadores da competição. Estarão presentes 407 equipas, oriundas de 43 países. Todos os continentes estarão representados.
Corpo do artigo
Começa na terça-feira mais um torneio de verão da Ibercup, numa edição que terá mais de 1000 jogos, estendendo-se até dia 7 de julho, e que bate todos os recordes em termos de participação e logística. A começar pelo número de atletas, que, pela primeira vez, ultrapassa os oito mil atletas, superando os cinco mil do ano passado. Já as equipas participantes são 407, oriundas de 43 de países, e todos os continentes estão representados nesta prova de talentos.
Os recordes deste torneio de 2024 não ficam por aqui. O aumento de participantes e equipas levou também a organização e a Câmara Municipal de Cascais a aprimorar alguns detalhes de logística. Nesse sentido, a competição disputa-se em mais de 40 campos e não se circunscreve ao município cascalense, estendendo-se também ao concelho de Lisboa (Belém) e Oeiras (Jamor).
Esta edição de verão da Ibercup promete agitar o distrito de Lisboa, levando muitas famílias a assistir de forma efusiva aos encontros. Além disso, mais de 3200 jogadores vão ficar alojados em escolas, enquanto dez mil pessoas, entre atletas e staff, ficarão a pernoitar em hotéis.
O JOGO é o jornal oficial deste torneio juvenil, que conta com dois treinadores como embaixadores: Rui Vitória, que deixou em fevereiro a seleção do Egito, esperando agora por novo projeto para voltar ao ativo, e Francisco Neto, atual selecionador nacional feminino.
De Portugal até as Ilhas Caimão
Como estão presentes equipas e escolas de todos os continentes, está prometida uma grande diversidade cultural e uma experiência inolvidável para os mais de oito mil atletas que vão estar na competição. Além da presença de mais de 80 clubes portugueses, vão estar inúmeras coletividades europeias, de Espanha, Inglaterra e França, e outras que viajarão milhares de quilómetros para estar neste torneio. É o caso do Excel Sports Managemnet, equipa que voa desde as exóticas Ilhas Caimão até Cascais.