Torneio foi apresentado e mobiliza mais de oito mil atletas, distribuídos por mais de 400 equipas oriundas de 20 países
Corpo do artigo
A 16.ª edição do torneio de Páscoa da Ibercup foi esta sexta-feira apresentada em Cascais e conta com um embaixador de luxo: Luís Castro, treinador português que deixou recentemente o comando técnico do Al Nassr, emblema que tem Cristiano Ronaldo como figura principal. A prova, que é já uma referência a nível internacional nos escalões de formação, decorrerá entre 16 e 20 de abril e trará até Cascais mais de 400 equipas, oriundas de 20 países. Envolvidos estarão mais de oito mil atletas, números nunca vistos nesta competição.
“Colocamos muita paixão naquilo que fazemos diariamente e os participantes têm aumentado anualmente, o que traz notoriedade à competição e a Cascais. Nesta edição, os números falam por si, com mais de mil jogos a serem disputados em mais de 40 campos de futebol”, enalteceu Filipe Rodrigues, CEO da Ibercup, que já levantou também uma ponta do véu sobre a futura edição de verão. “Já temos fechadas mais 500 equipas, que chegam de 60 países”, revelou.
Por sua vez, Luís Castro mostrou-se honrado com o convite para ser embaixador e recordou que, nestes torneios, o objetivo não pode ser só ganhar. “Se olharmos apenas para quem ganha, estamos a reduzir a pó as reais intenções desta prova”, avisou o treinador, mostrando-se ainda preocupado com os valores da sociedade atual. “Está muito enviesada. Eu sou eu e tu és tu. Precisamos de olhar para o outro com respeito e para o ser humano na sua plenitude”, refletiu.
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara de Cascais, e o Francisco Kreye, vereador do desporto, também estiveram presentes na apresentação desta edição de Ibercup, que vai contar com os três grandes nacionais e alguns colossos do futebol europeu, casos do AC Milan, PSG, Atlético de Madrid, AS Roma e Juventus.
O torneio arranca no próximo dia 16 e prolonga-se até dia 20, com a maior parte dos cerca de mil jogos a serem disputados em 40 campos, sobretudo na zona de Cascais.
Dois padrinhos especiais
Além da escolha de Luís Castro para embaixador, a Ibercup conta ainda com um padrinho e uma madrinha: João Carvalho (Estoril) e Ana Borges (Sporting), que não estiveram presentes na apresentação devido a compromissos do clube e da Seleção. O médio canarinho deixou uma recomendação aos jovens participantes. “Aproveitem ao máximo e desfrutem deste momento”, frisou. Já a ala leonina destacou a evolução das equipas femininas. “No meu tempo, não havia estas competições para raparigas”, sublinhou.