Os 39 pontos de 2021/22, época que marcou o regresso dos canarinhos à I Liga, foram ultrapassados em Rio Maior
Corpo do artigo
A vitória no terreno Casa Pia (3-1) permitiu ao Estoril chegar ao oitavo lugar, garantindo antecipadamente que terminará a temporada entre os dez primeiros da I Liga. Contudo, esse triunfo teve ainda outro significado para o atual plantel canarinho, e sobretudo para o treinador Ian Cathro, que chegou a ser muito contestado pelos adeptos no início da época: com o resultado conseguido em Rio Maior, a formação estorilista chegou aos 42 pontos, a melhor pontuação do clube desde o regresso à I Liga.
Na vitória da 28.ª jornada, frente ao Aves SAD, já tinham sido igualados os 39 pontos de 2021/22, temporada em que o conjunto de Cascais voltou ao principal escalão, sob o comando de Bruno Pinheiro. Seguiram-se derrotas com Famalicão e Braga, ficando o registo em banho-maria, antes da vitória sobre o Casa Pia, que permitiu, finalmente, ultrapassar essa barreira.
Os números do Estoril têm sido particularmente interessantes fora de casa, sendo inclusive a sexta melhor equipa do campeonato a jogar como visitante. A equipa liderada por Cathro já conquistou 20 pontos nos jogos longe da Amoreira, e é preciso recuar até 2013/14 para se encontrar uma campanha tão boa nessa condição. Aliás, na temporada em causa, sob a batuta de Marco Silva, o Estoril terminou num histórico quarto lugar. Fora de portas, os canarinhos foram sempre muito incómodos na altura, tendo arrecadado 31 pontos.