De entre as principais ligas, só a Itália cresceu tanto (quatro por cento)
Corpo do artigo
Os jogos do principal escalão português foram, em 2023/24, vistos ao vivo por 3,7 milhões de espectadores, o que corresponde a um crescimento de quatro por cento em relação à temporada anterior, segundo indica um estudo da UEFA divulgado esta quinta-feira.
Em número total de espectadores, Portugal ocupa a nona posição europeia, numa lista que é liderada pela Inglaterra, que somou um total de 14,7 milhões.
Alemanha (12,1 milhões), Itália (11,7), Espanha (11) e França (8,2) completam o top cinco, com Países Baixos, Turquia e Escócia a registarem também uma audiência total superior a Portugal.
O futebol luso de topo foi, porém, entre os primeiros nove, um dos dois que mais cresceram de uma época para outra, com os tais quatro por cento de aumento, tanto quanto registou o futebol italiano de topo.
A soma dos primeiros escalões em toda a Europa ascende aos 111 milhões de espectadores na época passada, correspondendo a um crescimento de 1,1 por cento em relação à temporada anterior. Isto significa, como tal, que o futebol português teve um aumento de espectadores bem superior ao da média europeia.
Se acrescentarmos divisões inferiores, taças internas e europeias, e ainda futebol feminino, a audiência total ao vivo na Europa foi de 221 milhões de espectadores na época passada, com um crescimento de sete por cento em relação à temporada anterior.