Do campeão às contas da permanência, pode ficar tudo decidido este fim-de-semana.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira, no Estádio do Restelo, arranca a 33ª e penúltima jornada da I Liga, que pode deixar praticamente tudo definido em termos de tabela classificativa.
O Belenenses-Moreirense, com pontapé de saída marcado para as 20h30, poderá dar o mote para as decisões: caso os cónegos somem três pontos, garantem desde logo a permanência, independentemente do resultado do Tondela na visita a Arouca.
No sábado, o foco vira-se para a outra ponta da classificação e para as contas do título. O Benfica sagrar-se-á tetracampeão em caso de triunfo na receção ao Vitória de Guimarães, dado que passaria a somar, provisoriamente, oito pontos de vantagem para o FC Porto, que joga no domingo, frente ao Paços de Ferreira. Com uma jornada por disputar, já não seria possível para os dragões anularem a vantagem encarnada.
O Sporting, por sua vez, pode garantir o terceiro lugar na visita ao reduto do Feirense: se vencer, torna a tarefa matematicamente impossível para o V. Guimarães, que já assegurou o quarto posto.
Nas contas da Europa, fica por decidir o quinto lugar: o Marítimo está a três pontos do Braga e tem vantagem no confronto direto, sendo que apenas uma vitória dos arsenalistas frente ao Nacional e um empate ou derrota dos insulares com o Estoril ditará o desfecho da corrida. O Rio Ave está à espreita e espera ainda por um desaire dos verde rubros, para poder sonhar com a Liga Europa 2017/18, objetivo que pode ser alcançado através do sexto lugar.
Confira todos os jogos da 33ª jornada da I Liga:
Sexta-feira, 12 de maio
Belenenses-Moreirense, 20h30
Sábado, 13 de maio
Arouca-Tondela, 16h00
Benfica-V. Guimarães, 18h15
Feirense-Sporting, 20h30
Domingo, 14 de maio
Chaves-Rio Ave, 16h00
Marítimo-Estoril, 16h00
FC Porto-Paços de Ferreira, 18h00
Braga-Nacional, 20h15
Segunda-feira, 15 de maio
V. Setúbal-Boavista, 20h00