Hernâni analisa evolução de Galeno e rendimento de Pepê: "Ainda vai dar o dobro"
ENTREVISTA, PARTE II - Numa conversa sobre extremos, Hernâni falou de Galeno, com quem jogou no FC Porto em 2017/18, e de Pepê, o brasileiro contratado ao Grémio.
Corpo do artigo
O Hernâni ainda coincidiu com a primeira passagem do Galeno pelo FC Porto. O que mudou nele desde então?
-O Galeno evoluiu bastante. Estivemos na pré-época juntos, mas já se via que tinha muita qualidade. Era rápido e vertical. Foi bom ter saído do FC Porto, porque teve oportunidade de colocar em campo toda a sua qualidade. Regressou ao FC Porto porque teve uma evolução muito boa.
Com que extremo se identifica mais no atual plantel?
-O mais parecido talvez seja o Pepê. Não gosto muito de comparações, mas digo o Pepê pelo desequilíbrio e pelo futebol vertical que tem.
O que ainda pode mostrar o Pepê que ainda não se viu?
-Pode dar muito ao FC Porto porque tem muita qualidade. Veio de um campeonato totalmente diferente, o que requer adaptação, mas agora nota-se que já está mais adaptado e mais confiante. Acredito que ainda vai dar o dobro.
"Fico se o Las Palmas subir"
Contratado pelo Las Palmas no mercado de inverno, Hernâni tenta ajudar o clube a subir à I Liga espanhola. Se concretizar esse objetivo, a renovação do contrato será uma realidade.
Como tem corrido a época?
-Tem sido de aprendizagem, depois de ter estado alguns meses sem jogar. Perdi seis meses e agora já estou mais enquadrado com a equipa e mais tranquilo. Foi um tempo complicado, porque foi a primeira vez que passei por essa experiência.
O que aconteceu para estar meia época parado?
-As coisas com o Levante não foram pelo melhor caminho entre ambas as partes e chegámos à conclusão que a rescisão era o melhor.
O que o levou a optar pelo Las Palmas?
-Acima de tudo, o projeto de subida, mas também o facto de conhecer o diretor-desportivo, o Luis Helguera, que tinha estado comigo no Levante. Conversámos e não foi difícil chegar a acordo, até porque damo-nos muito bem.
Acredita que ainda pode jogar pelo Las Palmas na I Liga?
-Sim. Se não acreditasse, esta podia não ter sido a minha opção. Pela equipa que temos e pela qualidade dos jogadores, podemos subir.
Quando termina o contrato?
-Tenho contrato até final da época, com opção por mais um ano, caso a equipa suba à I Liga.
Isso significa que o regresso a Portugal está fora de hipótese?
-Neste momento não é algo que tenha em mente, mas obviamente gostava de voltar.
Alguma preferência?
-Há dois clubes que tenho no coração, o FC Porto e o Vitória.