Gonçalo Borges e Francisco Conceição brilham na II Liga
Corpo do artigo
Há dois virtuosos a crescer no jardim do Dragão. Gonçalo Borges e Francisco Conceição, ambos chegados à II Liga vindos da equipa de Sub-19 (Francisco continua a sê-lo) têm aparecido num FC Porto B que tarda em encontrar uma série positiva de jogos mas continua a revelar alguns talentos que prometem chegar para ficar.
O futuro de Gonçalo e Francisco irá muito para além desta capacidade incrível de driblar. Mas é isso que, nesta fase, mais os distingue na equipa, no campeonato e até no futebol português. Seria mais difícil ter estes números na I Liga? Talvez sim.
Mas a verdade é que o escalão principal é muito mais dado ao drible do que o secundário. O top-10 dos campeonatos profissionais, aqui ao lado, pode certificá-lo. Francisco é quem mais se tem notado nos dragões e até resolveu o último jogo, em Arouca.
Gonçalo tenta mais e tem uma percentagem de acerto maior. O recorde no mesmo jogo é, porém, do filho de Sérgio Conceição, que aparece em muitos outros tops de ações diversas, o que também explica por que razão tem tido mais oportunidades.
O drible não deixa, no entanto, de ser um indicador de talento e, quem sabe, um trampolim para a primeira equipa. Na época passada, João Mário foi o melhor da II Liga neste capítulo muito específico. Hoje está ao serviço de Sérgio Conceição e e até já soma quatro utilizações.
13111712