Gyokeres com melhor arranque da carreira: "Marca em Portugal e vai marcar na Europa"
Sueco leva oito golos em nove encontros pelo Sporting e só fica atrás de Jardel e Montero desde o início do milénio. Motivado para superar a meta dos 22 golos que alcançou no Coventry o ano passado, Gyokeres está mais ambientado, passa melhor e, em Alcochete, é admirado pela capacidade de trabalho.
Corpo do artigo
Viktor Gyokeres tem sido decisivo no Sporting e a mudança para Lisboa está a revelar-se um passo certo para a projeção que desejava. Para já, o sueco de 25 anos regista oito golos - dos 20 do Sporting - nos primeiros nove jogos da temporada e soma já o mais forte arranque da carreira.
Traçado o objetivo de ser o homem-golo dos leões, Gyokeres superou os registos obtidos na Suécia, que o levaram a projetar-se para o Brighton. Já fez mais golos do que na temporada de 2017/18, 2019/20, cedido ao St. Pauli na Alemanha, e de 2020/21 quando passou por Swansea e Coventry. Contratado em 2021/22 pelo Coventry, fez 18 golos, sete dos quais nos primeiros nove jogos pecúlio que agora supera. Alcançou mesmo quatro jogos seguidos a marcar, registo que agora já superou no Sporting, pois vai em cinco encontros a faturar.
Em 2022/23 atingiu o melhor pecúlio na carreira, com 22 tentos em 50 jogos, porém só acumulou três golos no arranque do Championship nos primeiros nove jogos. Naturalmente, a época inaugural no Sporting faz sonhar o artilheiro, que pode, nesta altura, acalentar a ideia de chegar aos 25 golos. Na contabilização dos primeiros nove jogos de leão ao peito, este século só fica atrás de Montero (13 golos em 2013/14) e Jardel (11 golos em 2001/02). Iguala Van Wolfswinkel (2011) nos oitos golos e está à frente de Liedson (7 golos em 2003/04) e Bas Dost (6 em 2016/17).
Mais ambientado, tem segurado a bola como Amorim quer e melhorou índices de aproveitamento na hora do remate e acrescentado na definição de contra-ataques. Sabe O JOGO que a sua capacidade de trabalho impressiona em Alcochete e é-lhe reconhecida a vontade de querer estar sempre a evoluir. Rendeu oito pontos na Liga e empatou na reviravolta em Graz, na Liga Europa.
Olheiros do Milan foram a Alvalade
Face à presença nas competições europeias, o Sporting tem sempre muitos olheiros internacionais presentes nas bancadas. Tendo em conta que os leões receberam na passada semana a Atalanta, vários adversários dos italianos na Serie A enviaram observadores para avaliar um jogo da Liga Europa entre equipas que podiam ser de Liga dos Campeões. O Milan, líder da Serie A, já observou em Alvalade e Gyokeres é, naturalmente, um dos jogadores de destaque. Ontem, o portal "Calcioline" validava o investimento no sueco, por considerá-lo ajustado à estratégia de Pioli nos rossoneri. Dificilmente o clube terá arcaboiço financeiro para contratar o avançado do Sporting, blindado por uma cláusula de 100 milhões de euros, em contrato válido até junho de 2028.
Mais veloz do que Magnusson
No futebol português, Magnusson foi o sueco mais goleador, alcançando 87 tentos em 167 jogos pelo Benfica, de 1987 ao final de 1991. Álvaro Magalhães, a O JOGO, estabelece as diferenças. "Ambos têm técnica, bons finalizadores na área e também procuram as costas da defesa, mas o Gyokeres é mais veloz, tem mais força e mais agressividade nos duelos", explica a O JOGO o ex-jogador encarnado, elogioso para com o reforço leonino: "É terrível para as defesas. É jogador de equipa e tem a mentalidade certa. Marca em Portugal e vai marcar na Europa."
Equivale a Paulinho nos prémios
Paulinho foi eleito melhor avançado e jogador em agosto, em votação levada a cabo pela Liga Portugal Betclic. Agora, o Sindicato de Jogadores premiou novamente o Sporting, no caso Gyokeres, o melhor jogador de agosto/setembro. Foram tidas em contas as seis jornadas iniciais do campeonato, nas quais o dianteiro alinhou em cinco e marcou três golos. Para a votação já não contou o bis ao Farense, a 30 de setembro. Teve 16,45% dos votos, à frente de Rafa (Benfica, 13,57%) e de Maxime Rodríguez (Gil, 12,45%).