Gyokeres é o jogador com maior valor de mercado em Portugal após subida aos 55 ME
Avançado do Sporting partilhava a liderança com Diogo Costa, João Neves e António Silva. Mas agora passou a valer 55 milhões de euros, isolando-se no topo e deixando para trás o trio, que continua avaliado pelo Transfermakt em 45 ME
Corpo do artigo
O portal especializado Transfermakt divulgou esta sexta-feira a atualização dos valores de mercado dos jogadores que atuam na I Liga portuguesa - a última atualização até ao final da temporada 2023/24. Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, continua a liderar a tabela em Portugal, mas agora com uma cotação de 55 milhões de euros - antes partilhava a liderança com João Neves, António Silva e Diogo Costa, que continuam avaliados em 45 milhões de euros.
Quando foi contrato ao Conventry City, recorde-se, os internacional sueco valia "apenas" 13 milhões de euros.
Ainda no emblema leonino, destaque para Hjulmand que subiu para os 30 milhões de euros, Trincão para os 14 ME, Geny Catamo para os 8 ME e Eduardo Quaresma para os 7 ME.
Mas quem mais valorizou neste período (a última atualização tinha sido em dezembro) foi Alan Varela, médio do FC Porto. O médio argentino passou dos 11 ME para os 25. O defesa-central Otávio também se destaca, passando dos 3 ME para os 10 ME.
Evanilson, que subiu aos 30 ME e ao top-8 dos jogadores mais valiosos, Francisco Conceição e Galeno também viram as suas cotação revistas em alta.
O Transfermakt menciona ainda a valorização de Álvaro Djaló, agora avaliado em 15 milhões de euros. O extremo do Braga vai jogar no Athletic Bilbau na próxima época, recorde-se. Já Simon Banza passou a valer 16 ME.
Outros jogadores em destaque na Liga Betclic são Rafa Mujica, do Arouca, Samuel Essende, do Vizela, e Gustavo Sá, do Famalicão, pelo que também são agora mais caros.
Confira o top-10:
E se já falamos das principais valorizações, há também quem tenha desvalorizado. O Transfermakt destaca esta sexta-feira os casos de Marcus Edwards (de 28 para 25 ME), do Sporting e de João Mário (de 9 ME para 6 ME). Mas também, embora de forma menos significativa, de Ricardo Horta, do Braga, de Taremi, do FC Porto, de Fresneda, do Sporting, de Eustáquio e Grujic, do FC Porto, de Bernat e de Di María, do Benfica.
Falando de valores globais do plantel, o Benfica continua a ter o grupo mais valiosos - 360,75 milhões de euros -, seguido do Sporting - 329,28 milhões de euros - e do FC Porto - 283,6 milhões de euros.