Em 2004/05, o extremo fez o pleno de utilização nas 34 jornadas. Precisa de apenas mais nove minutos de jogo para ultrapassar o registo conseguido em 2016/17 por Lindelof, que fez 2880 minutos.
Corpo do artigo
A época de 2018/19 ficará na memória de Grimaldo como a sua melhor, pelo menos até agora, enquanto jogador sénior. O espanhol cumpre a terceira temporada completa ao serviço do Benfica e é, na I Liga, o jogador dos encarnados com mais minutos em campo (2872), num registo que já pulverizou a esmagadora maioria dos atletas de campo das águias mais utilizados no presente milénio.
Grimaldo chegou ao Benfica em janeiro de 2016
Ainda com 180 minutos que pode disputar (com Rio Ave e Santa Clara), aponta à possibilidade de ser o segundo jogador do Benfica com mais tempo de utilização na I Liga neste milénio, apenas não podendo superar o registo de Simão em 2004/05: 3060 minutos.
O rendimento de Grimaldo até ao momento no campeonato é digno de registo. O lateral espanhol esteve em todas as 32 partidas que o Benfica teve pela frente e apenas não é um dos totalistas da I Liga porque, na 5.ª jornada, com o Aves, saiu aos 82 minutos. Desta análise, que apenas considera jogadores de campo e exclui guarda-redes, sobressai que Grimaldo só precisa de disputar mais nove minutos de competição para superar Lindelof (2880" em 2016/17), numa ultrapassagem que também abrangerá Maxi Pereira (2874" em 2014/15).
Podendo ficar com um máximo de 3052 minutos na edição de 2018/19 do campeonato, Grimaldo apenas não pode aspirar a bater Simão, na tal época de 2004/05 onde o extremo fez o pleno nas 34 jornadas.
Na presente temporada, e em comparação com os colegas dos rivais mais diretos (FC Porto, Sporting e Braga), o defesa espanhol ganha a toda a concorrência, pois os mais utilizados são Bruno Fernandes (2764") e Alex Telles (2753"). À sua frente nos jogadores de campo ficam, no entanto, os totalistas Briseño (Feirense) e Joãozinho (Tondela).
O defesa é o atleta de campo do Benfica com mais minutos na Liga e pode tornar-se no segundo melhor do milénio
Figura determinante na estratégia tanto de Rui Vitória como do seu sucessor, Bruno Lage, Grimaldo tem sido um dos pilares, com André Almeida e Rúben Dias, da defesa encarnada. Numa análise mais alargada a todas as provas, o campeão da Europa sub-19 por Espanha (em 2012) participou em 52 jogos do Benfica, um registo apenas suplantado pelos companheiros Rúben Dias e Pizzi, ambos já com 53 presenças. A afirmação do lateral canhoto ex-Barcelona é assim notória, dado que na primeira época completa na Luz jogara 21 vezes e, na segunda, 37.
A influência do lateral esta época não se restringe aos aspetos defensivos. O defesa, também um especialista em bolas paradas, já fez o gosto ao pé sete vezes, quatro delas na liga portuguesa e as restantes nas provas europeias. O mais importante, porque resolveu o jogo, foi frente ao AEK, na Luz (1-0), apontado aos 88". Grimaldo também se tem destacado a servir os colegas, somando cinco assistências.
Raide a Lisboa pela renovação
Grimaldo representa o Benfica desde janeiro de 2016, altura em que trocou o Barcelona pelos encarnados, e a ligação do lateral-esquerdo ao conjunto da Luz poderá estar em vias de ser prolongada. Ao que O JOGO apurou, um dos representantes do camisola três deslocou-se esta semana à capital portuguesa e esteve reunido com Tiago Pinto, diretor para o futebol, e outros responsáveis do clube, com o intuito de discutir os termos da renovação contratual com o internacional sub-21 espanhol.
Empresário do lateral esteve na capital portuguesa esta semana e falou com Tiago Pinto
Indiscutível na lateral esquerda, é um importante ativo que os encarnados tencionam manter no plantel para além de junho de 2021, data em que cessa o atual vínculo.
Pretendido por vários emblemas europeus, entre os quais Juventus, Nápoles ou Dortmund, aos quais já foi associado, Luís Filipe Vieira, além da intenção de renovar e oferecer melhores condições ao jogador de 23 anos, distancia-se da opção de o libertar, embora não feche totalmente as portas a uma eventual saída de Grimaldo. No entanto, na reunião mantida com o representante do defesa o presidente do Benfica fez saber que não aceita negociar uma transferência por valores inferiores a 40 milhões de euros.
Vieira quer segurar o espanhol por mais anos e não equaciona discutir a saída do defesa por menos de 40 milhões de euros.
Como O JOGO deu conta na edição de quarta-feira, esse possível cenário só será abordado depois de as contas do título nacional estarem fechadas, porque o dirigente máximo dos encarnados quer evitar focos de distração numa altura em que a formação orientada por Bruno Lage centra atenções nas duas últimas jornadas, diante de Rio Ave, já neste domingo, e Santa Clara, no fim de semana seguinte. Assim, apenas antes de o jogador seguir para férias poderá haver mais conversas sobre uma eventual saída.
10859922