Espanhol esteve em quatro dos tentos na liga milionária, é o defesa mais produtivo da prova e vai no seu melhor registo. Frente ao Maccabi Haifa, o lateral, um dos três totalistas do Benfica, fez o sétimo golo de livre direto pelas águias, o segundo nesta edição da Liga dos Campeões, aos quais se juntam duas assistências.
Corpo do artigo
O melhor Grimaldo na Europa estava guardado para a oitava temporada - sétima de início - do espanhol com a camisola do Benfica. Em Haifa, o defesa-esquerdo voltou a marcar, de livre direto, fazendo o seu segundo golo na fase de grupos, os quais se juntam a outras tantas assistências.
Contas feitas, Grimaldo fechou as seis partidas de qualificação para os oitavos de final da prova com ação direta em quatro dos 16 golos das águias, registo que o eleva a defesa mais produtivo no ataque entre todos os que estiveram em ação até agora.
O desempenho mais próximo do de Grimaldo, ele que é um dos três totalistas do Benfica nesta Champions, a par do guarda-redes Vlachodimos e do central Otamendi, foi o de Chancel Mbemba. O ex-jogador do FC Porto e agora elemento do Marselha, apontou dois golos e ainda serviu uma assistência. Raphael Guerreiro (Dortmund), Pavard (Bayern) e Seck (Maccabi Haifa) alcançaram um par de golos mas não ofereceram nenhum.
Refira-se que, em toda a edição de 2021/22 da Champions, apenas um defensor superou o atual desempenho de Grimaldo na competição: João Cancelo, do Manchester City, esteve em cinco tentos (dois golos e três assistências) mas em nove partidas disputadas, ou seja, o espanhol ainda pode superar esse registo dado que, no mínimo, terá ainda um par de jogos para brilhar. Na Champions, Grimaldo segue como o segundo defesa com mais quilómetros percorridos (62,2 só batido por Taylor, do Celtic, com 69,8).
Em Israel, Grimaldo faturou de livre direto, repetindo o que já fizera na partida anterior com o Chaves. O canhoto vai, agora, em sete golos apontados desta forma no Benfica, ele que acumula 22. Ou seja, um terço dos mesmos foram em tiros livres. Quanto a assistências, vai em 51, somadas nos 270 jogos de vermelho vestido. Os desempenhos recentes têm reforçado a vontade do Benfica em renovar com o atleta, que termina contrato em junho e tem já vários pretendentes atentos mas a esse cenário vai-se tornando mais difícil, até porque Grimaldo está no topo dos mais bem pagos do plantel e Rui Costa pretende reduzir essa linha.
Espanhol já ataca... Cardozo
Imagem de marca de Grimaldo são os seus livres diretos, sempre batidos com o pé esquerdo e a sobrevoarem as barreiras contrárias. Foi assim com o Maccabi, como fora contra o Chaves no jogo anterior. São sete os tentos do espanhol pelas águias até agora desta forma, ele que é já o terceiro jogador com mais golos de livre no século 21 pelo clube, tendo superado em Haifa os seis de Van Hooijdonk e de Petit. Ainda com boa parte da temporada pela frente, Grimaldo tem agora apenas dois nomes à sua frente no que respeita a tentos neste tipo de bola parada: Oscar Cardozo, que fez nove golos de livre nos seus 293 jogos pelo Benfica, e Simão Sabrosa, um especialista que cobrou 16 lances destes com sucesso.