Diretora geral da Saúde pede que se evitem as aglomerações no exterior dos estádios.
Corpo do artigo
Graça Freitas lançou esta segunda-feira um apelo aos adeptos antes da retoma da I Liga, deixando claro que as aglomerações no exterior de estádios "são para evitar".
"Esta questão da lotação nos estádios não tem a ver apenas com o número de pessoas que lá está, tem a ver com a comemoração dos golos, entradas e saídas... É uma situação complexa. Foi por isso que outros países optaram pela mesma solução [jogos à porta fechada]. O parecer da DGS implica que não devem existir aglomerações junto dos estádios e tem sido também falado no que toca a ajuntamentos em cafés", começou por referir a diretora geral da Saúde, na conferência de imprensa diária.
"É um apelo à responsabilidade. O vírus está a circular, não desapareceu. Ele vai fazer o seu percurso. Não esconde se é uma pessoa rural, rica ou pobre. Aqui, deixo um grande apelo: ver os jogos, sim. Ficar contente com os resultados, sim. Mas respeitando as regras, quer em redor dos estádios, quer nos cafés ou associações", acrescentou antes de reforçar a necessidade de respeitar as regras:
"Reconhecemos todos que era uma atividade importante, do ponto de vista económico e social. Foi um esforço enorme que foi feito, todos temos que garantir que a época acaba e que nem adeptos, jogadores ou treinadores se infetam. O nosso apelo é à responsabilidade social. Não vamos deitar a perder o grande esforço. 45 dias em confinamento, isso sim, foi um grande sacrifício. Ter o futebol a funcionar foi uma vitória. Assistam aos jogos e comemorem, mas com as regras que estão em vigor", rematou Graça Freitas.