Gorby, a pérola que chegou de borla: o percurso do médio dispensado pelo Nantes
Natural de Paris, Gorby foi um achado para o Braga, que lhe abriu as portas depois de o Nantes o ter rejeitado. Ao fim de quatro meses já falava português. Tem Modric como ídolo e vê Al Musrati como referência
Corpo do artigo
O Braga fez história ao infligir a primeira derrota de Rúben Amorim no campeonato em Alvalade e conseguiu-o com um jogador que, curiosamente, chegou a passar pelas mãos do treinador quando orientava a equipa B dos minhotos.
Francês chegou ao Minho em 2019 para fazer um teste e logo convenceu, tendo sido mais tarde chamado por Amorim para treinar com os bês. Dois anos e meio depois foi herói em Alvalade
No verão de 2019, o Nantes, de França, decidiu não ficar com Gorby, na altura com 17 anos, e o Braga abriu-lhe as portas para que realizasse um período à experiência, etapa que não demorou a superar, tendo sido até chamado por Amorim algumas semanas depois para mostrar argumentos na equipa secundária.
Dois anos e meio mais tarde, e já depois de ter sido trabalhado por Artur Jorge nos sub-23 e nos bês e de ter despertado a atenção de Carlos Carvalhal na última pré-época, o jovem Gorby cresceu tanto que apareceu em Alvalade a desmontar o empate e a marcar o primeiro golo com a camisola da equipa principal dos minhotos.
Natural de Paris, Gorby começou a jogar futebol com seis anos, no Noisy-le-Sec, passando depois pelo Paris FC (dos sub-10 aos sub-15) e Nantes (dos sub-15 aos sub-17) até chegar ao Minho sem custos, quando já tinha Luka Modric como ídolo, pela visão de jogo e qualidade de passe, características que tenta também mostrar em campo. No clube arsenalista passou a ter Al Musrati como referência, jogador que ocupa a mesma posição.
A mudança de uma metrópole como Paris para Braga foi rapidamente assimilada, tal como a aprendizagem de português, língua que aprendeu sozinho e passou a dominar ao fim de quatro meses apenas pelo contacto com as pessoas. E foi com uma mensagem em português que Gorby agradeceu, no Instagram, as muitas felicitações que recebeu depois de ter marcado ao Sporting. "Grande vitória! Contente por ajudar a equipa com um golo. Agradeço a todos o vosso apoio", escreveu o médio francês.