Neste milénio e entre defesas laterais, apenas Grimaldo tinha fechado um ano com tantos golos como o brasileiro: quatro.
Corpo do artigo
Gilberto foi apresentado a 8 de agosto de 2020 como reforço do Benfica, após ter assinado um contrato válido por cinco temporadas.
A chegada do defesa, contratado ao Fluminense, gerou expectativa nos adeptos e, após algum tempo onde se foram criando dúvidas se o jogador era ou não uma mais-valia, este tem vindo a afirmar-se como figura principal na lateral/ala direita.
Em termos ofensivos, aliás, o jogador canarinho acabou a primeira fase da temporada com quatro golos marcados, ele que foi sempre um ala no sistema de três centrais de Jesus, num registo apenas igualado por Grimaldo em período homólogo neste milénio. Já mais para trás, só um nome "clássico" nas águias e hoje membro na equipa técnica de Nélson Veríssimo, bateu ambos os atuais defensores encarnados: Pietra, lateral-direito, fez oito golos até ao final do ano civil de 1977, na época de 1977/78.
Na presente temporada, Gilberto já marcou golos a Spartak Moscovo (na pré-eliminatória da Champions, na Rússia), Tondela e Marítimo (Liga) e Dínamo Kiev (Champions), registo que o brasileiro apenas superara na passagem pelo Fluminense em 2018, onde fez seis tentos. Agora, no Benfica, o camisola 2 das águias fez história ao fechar 2021 como o lateral mais goleador desde 1977. Aí, Pietra fez oito golos, ainda que com a particularidade de todos serem em jogos onde o habitual lateral encarnados alinhou em funções mais adiantadas, como médio. Assim, a única sombra de Gilberto na lista de laterais que mais faturaram nos anos mais recentes é Grimaldo, ele que também marcou por quatro vezes no período que decorreu entre o início de 2018/19 e o final do ano de 2018. Mas, ao contrário do que Gilberto fez agora, o espanhol ainda acrescentou ao seu desempenho três assistências: Grimaldo terminou essa época com sete golos e 13 passes para colegas faturarem.
Na elite dos laterais das maiores ligas
Já na comparação com os outros laterais das seis maiores ligas europeias, apenas Reece James (Chelsea) e Alberto Moreno (Villarreal) marcaram mais do que Gilberto: ambos têm cinco golos faturados em todas as provas até ao fim de dezembro de 2021. E, no que respeita a minutos necessários para marcar um golo, o lateral do Benfica ganha também um lugar no pódio, ele que marcou a cada 290 minutos em campo. Melhor entre quem fez quatro ou mais tentos no período analisado, só o referido Moreno (230") e Bensebaini (Moechengladbach, 259").