Em conversa com O JOGO, Derlei - o goleador máximo da Taça UEFA 2002/03 - diz que não valoriza coincidências, mas considera que o cartão de visita do extremo fala por si. Contudo, numa fase inicial, pede... "paciência".
Corpo do artigo
A contratação de Galeno no fecho do mercado de inverno permitiu ao FC Porto colmatar a saída de Luis Díaz para o Liverpool e, em simultâneo, assegurar uma injeção de golos na Liga Europa, competição em que que os dragões entram em cena amanhã, na receção à Lázio. O ex-Braga foi a principal figura dos arsenalistas na fase de grupos, ao apontar seis tentos que fazem dele líder dos goleadores, em igualdade com Toko Ekambi (Lyon). Sozinho, o brasileiro anotou mais golos do que os dragões na fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22 (quatro), um dado que ganha especial relevância se tivermos em conta que, dos três jogadores que marcaram nessa fase de grupos, Taremi, Luis Díaz e Sérgio Oliveira, só o dianteiro iraniano continua a vestir de azul e branco.
Como tal, O JOGO falou com Derlei, um dos heróis da conquista da Taça UEFA de 2002/03 e... melhor marcador dessa edição da prova. "Estamos perante um jogador que, por ser o melhor marcador da Liga Europa e vir do Braga, acrescenta qualidade ao FC Porto", analisa para o nosso jornal, apontando como "uma coincidência" o facto de o extremo estar perante a possibilidade de o imitar. "Não acredito muito nessas coisas", sorri.
O regresso de Galeno ao Dragão tornou-o, também, no atacante mais "rodado" do plantel azul e branco. São 24 jogos em provas da UEFA, o dobro do segundo posicionado deste ranking, Taremi, que leva 12 partidas, todas na Liga dos Campeões. Porém, o currículo do novo camisola 13 dos portistas não será, por si só, suficiente para garantir um lugar no onze de Sérgio Conceição. Nesse âmbito, Derlei aconselha paciência ao reforço. "Atenção, jogar no FC Porto é totalmente diferente de jogar no Braga, há responsabilidade acrescida. Decerto terá muito para dar à equipa, mas precisa de ter paciência, pois ainda se está a adaptar à forma de jogar do Sérgio [Conceição]. E, como se diz no Brasil, a partir de agora é que a onça começa a beber água", atira.
14595819
"O Galeno tem que ter muita atenção, porque qualquer deslize complica muito e, na Liga Europa, pode significar eliminação", avisa o antigo avançado dos dragões, que, não obstante o paralelismo da apetência para faturar na competição, não identifica semelhanças de maior entre o estilo de jogo que empregava em campo e a forma de jogar de Galeno. "Alcançar a distinção de artilheiro foi um privilégio, mas claro que o mais importante foi vencer a Taça UEFA. Era o que mais desejávamos, por tudo aquilo que representou para o clube. Relativamente ao Galeno, acho que somos jogadores completamente diferentes, em equipas muito diferentes. O futebol mudou tanto... Eu jogava de outra forma, conseguia fazer várias posições. Mas digo que, nesta altura, talvez o Galeno até seja mais goleador do que eu", atira Derlei, elevando a fasquia.
14591529
Importa recordar que, além do ex-Braga, o FC Porto assegurou outros dois reforços, ambos com tarimba europeia, ainda que em graus distintos. Eustáquio jogou a Conference League pelo Paços de Ferreira, enquanto Rúben Semedo entrou diretamente para o "top-5" de portistas mais experimentados nas provas continentais por levar 35 jogos na UEFA. Quanto a Galeno, o histórico recente faz os adeptos sonharem com golos nas noites de quinta-feira. E Derlei junta-se aos sonhadores: "Se continuar a marcar assim, pode bem sagrar-se melhor marcador da Liga Europa e, quem sabe, ajudar o FC Porto a vencê-la. Oxalá...", remata.