Pedro Proença marcou esta sexta-feira presença no velório
Corpo do artigo
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, compareceu esta sexta-feira no velório de Diogo Jota e André Silva, em Gondomar, expressando a dor coletiva que atravessa o futebol nacional.
“É um momento muito triste para o futebol português, mas a força do futebol e do Diogo, assim como de toda a sua família, junta toda a comunidade futebolística. Era uma figura muito acima da portugalidade e do que esta representa. Temos sentido essa força, temos de saber respeitar o momento da família. É uma família que fica ancorada por este acidente. O futebol está verdadeiramente de luto, o Diogo era um ícone”, afirmou o líder federativo.
O funeral está marcado para sábado, às 10h00, na Igreja Matriz de Gondomar, com missa presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda.
Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, que jogava no Penafiel, morreram na quinta-feira de madrugada, num acidente de viação na A52, em Cernadilla, Zamora, em Espanha.
O avançado internacional português jogava no Liverpool, emblema que representava há cinco épocas e pelo qual venceu uma Premier League, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, sagrando-se ainda campeão do Championship, o segundo escalão inglês, com o Wolverhampton.
Depois da formação no Gondomar e no Paços de Ferreira, o avançado representou por uma época o FC Porto, por empréstimo do Atlético de Madrid, sendo depois cedido pelos espanhóis ao Wolverhampton, no qual esteve três temporadas.
Na seleção portuguesa, Diogo Jota somou 49 internacionalizações e 14 golos, tendo conquistado duas edições da Liga das Nações, a mais recente no mês passado, em Munique.