A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) acabou de lançar uma divisão eSports para desenvolver o talento nacional também no que toca aos jogos online. E vai haver uma competição aberta a todos: o Allianz Challenge.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou esta quinta-feira o seu novo projeto eSports. A ideia é formar uma comunidade de jogadores de FIFA, "com o objetivo de fomentar uma cultura de jogos online que privilegie a participação, o respeito e a competição entre os jogadores".
Na nova plataforma vão estar disponíveis competições e torneios oficiais com "prize moneys" apelativos para todos, havendo ainda eventos especializados.
A primeira prova será o Allianz Challenge, uma prova online que será disputada de forma individual, gratuita e estará dividida em 3 plataformas: PS4, Xbox One e PC. O torneio irá apurar os 16 melhores de cada plataforma, numa competição que decorre em formato de eliminatórias.
A fase online irá arrancar a 22 de junho e contemplará prémios totais num valor superior a 20 mil euros. As inscrições já estão abertas através deste site
A final desta grande competição irá decorrer em modo offline e terá lugar na Cidade do Futebol, sede da FPF, a 22 de julho. Neste torneio final irão estar 64 jogadores: os 16 apurados de cada plataforma e mais 16 wildcards, ainda por definir. Esta prova decorrerá também por eliminatórias e vai servir para apurar o campeão.
O vencedor do Allianz Challenge terá direito a um prize money no valor de 10 mil euros. No entanto, esse não é o único prémio a que o campeão vai ter direito.
A FPF eSports vai proporcionar ao vencedor uma viagem à Dinamarca, de três dias (inclui voo e hotel), para defrontar o bicampeão mundial Agge Rosenmeier, atleta da RedBull, um dos melhores jogadores de FIFA do planeta.
Fernando Gomes, presidente da FPF, referiu que a criação desta divisão eSports é mais um passo na busca incessante pela inovação e desenvolvimento: "A Federação Portuguesa de Futebol não poderia deixar de criar um setor específico para acompanhar a evolução de eSports e de seguir esta realidade dos jogos virtuais. São realidades que nós temos de estar atentos e, nesta perspetiva, a FPF - como entidade que tem pugnado pela inovação e pelo desenvolvimento, não poderia deixar de estar na linha da frente relativamente a esta orientação da prática do futebol", comentou em declarações ao site da FPF.