Organismo português ilustrou o apoio ao povo e exército ucraniano, atualmente sob agressão russa
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol, em manifestação de solidariedade para com a Ucrânia, alterou a imagem de perfil das respetiva páginas em plataformas digitais ao introduzir uma bandeira nacional sob a forma do símbolo da paz.
"Contra a guerra, o sofrimento ou qualquer tipo de violência. A paz vencerá. Unidos contra o sofrimento de milhões de vidas inocentes. A Ucrânia não está sozinha", lê-se na descrição da respetiva imagem da FPF.
Esta é mais uma demonstração de solidariedade. No fim de semana, recorde-se, o organismo definiu o cumprimento de um minuto de silêncio, em todos os jogos das competições que tutela, em respeito do povo ucraniano.
A Rússia lançou, na passada quinta-feira de madrugada, uma ofensiva militar na Ucrânia, com agressões e bombardeamentos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU conta mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.