
Em 2004, o Benfica bateu o FC Porto na final da Taça de Portugal
OJOGO
Camacho conduziu o Benfica à conquista da Taça de Portugal de 2004, feito que o técnico espanhol valoriza em termos futuros.
José António Camacho, 64 anos, passou pelo Benfica numa fase em que os encarnados tentavam sair de uma grave crise, económica e de resultados, já com Luís Filipe Vieira na presidência. Para o técnico espanhol, antigo selecionador do seu país e histórico do Real Madrid que treinou as águias em 2002/03 e 2003/04, o triunfo sobre o FC Porto, na final da Taça de Portugal de 2004, fez ontem 16 anos, relançou as águias.
12202776
Segue algo deste Benfica? Que conhece?
-Fui vendo, como faço com todas as equipas por onde passei. Gosto de ver os jogos, até na Champions, e gosto que vençam. Sempre fui vendo, mesmo que de longe, o Benfica.
Olhando um pouco para o passado, como recorda a conquista da Taça de Portugal de 2004, naquele que foi o primeiro troféu de Luís Filipe Vieira enquanto presidente?
-Recordo que foi uma boa campanha, numa altura em que o FC Porto mandava em Portugal e até na Europa, tendo sido campeão da Europa e da Liga nessa época. Ao ganhar a Taça ao FC Porto, foi ainda mais importante. Nós estávamos a construir uma equipa e foi uma alegria muito grande termos ganho esse troféu. Das equipas por onde passei, foi a vez em que vi uma maior alegria dos adeptos. Foi impressionante.
Treinou os encarnados em 2002/03 e na seguinte, tendo ajudado a garantir uma conquista "numa altura em que o FC Porto mandava em Portugal e até na Europa", que aponta como ponto de viragem
Foi muito difícil garantir esse triunfo?
-Sim. O FC Porto tinha uma equipa muito forte na altura. Logicamente, a rivalidade era importante. O Benfica estava sedento de títulos, necessitava deste título para voltar ao caminho de ser o Benfica importante e com história como havia sido no passado.
FC Porto ganhou a Liga dos Campeões dez dias depois. Foi como que um desafio para o Benfica quebrar o domínio do adversário em Portugal?
-Creio que sim. Essa Taça não tinha a mesma importância de ganhar a Liga ou uma prova europeia, mas nesse momento foi importante porque não deixámos o FC Porto ganhar as três provas. Ganhar nessa fase a um rival, que nesse momento era superior, foi o mais importante. O Benfica depois viria a ganhar também títulos de campeão, mas nesse momento, pelas circunstâncias, a Taça de Portugal foi muito importante para o Benfica e para o caminho que viria a seguir.
