Flamengo apresentou proposta superior, mas Galeno rejeitou por preferir o FC Porto

Galeno é reforço do FC Porto
Futebol Clube do Porto
Extremo esteve com um pé no clube do Rio de Janeiro, mas quando foi abordado pelo FC Porto não hesitou, até porque prefere manter-se na Europa nesta fase da carreira. E quer ser campeão em Portugal.
Corpo do artigo
O negócio da recompra de Galeno no último dia do mercado de transferências - para colmatar a saída de Luis Díaz para o Liverpool - deixou muitos portistas intrigados e até revoltados, mas a verdade é que os dragões conseguiram garantir o jogador por um valor abaixo do mercado e também do oferecido pela concorrência.
Flamengo apresentou ao Braga uma proposta superior. Vontade do jogador prevaleceu no contrarrelógio
O "Transfermarkt" avalia-o em 12 milhões de euros e, além disso, O JOGO sabe que o Flamengo - por indicação do técnico português Paulo Sousa - apresentou uma proposta ao Braga um pouco superior aos nove milhões de euros que o FC Porto vai pagar.
O negócio com os cariocas estava bem encaminhado até que os dragões entraram em campo. A vontade do jogador e a abertura manifestada por António Salvador, presidente dos minhotos e com quem Pinto da Costa tem uma excelente relação, foram fundamentais para o desfecho conhecido no último dia do mercado de inverno.
Galeno - assim como os seus representantes - considera que nesta fase da carreira a mudança para um grande em Portugal seria o passo mais correto em vez do regresso ao Brasil, de onde saiu com apenas 19 anos para representar a equipa B dos dragões. O novo número 13 do FC Porto - uma homenagem a Alex Telles - preferiu regressar a uma casa que conhece bem e onde sabe que vai lutar pelo título nacional. Voltar a ser campeão, agora com uma maior participação, é um sonho que espera concretizar já esta temporada, a juntar ao desejo de provar que pode jogar na equipa principal do clube que lhe abriu as portas na Europa. E tudo isso também pesou na decisão.
Aliás, não o escondeu nas declarações que fez quando foi oficializado. "Quando vim para Portugal, disse que queria fazer história no FC Porto e agora tenho mais uma oportunidade. Espero reescrever a minha história aqui, o que é muito importante. Estou muito feliz por estar de volta", referiu.
Na primeira passagem pelo Dragão, depois de uma época a brilhar na equipa B, Galeno fez apenas quatro jogos - dois de campeonato - sob as ordens de Sérgio Conceição, apesar de a estreia ter sido perfeita: um golo ao Lusitano de Évora, na Taça de Portugal. Seguiram-se empréstimos ao Portimonense e ao Rio Ave antes de ser vendido por 3,5 M€ ao Braga, de onde chega com uma maior experiência e mais 24 golos e 23 assistências no currículo. Mas volta também com a enorme responsabilidade de ajudar a "esquecer" um dos melhores jogadores do clube nos últimos três anos e cuja saída no mercado de inverno deixou os adeptos portistas desapontados.
Ainda assim, aos 24 anos, Galeno sabe que tem uma grande margem de progressão que o pode levar para outros patamares a médio prazo e um regresso ao Brasil nesta fase poderia hipotecar essa possibilidade, ainda que a vertente financeira fosse apetecível, assim como a hipótese de jogar num dos maiores clubes do seu país. Da parte da SAD, o regresso de Galeno acaba por ser visto também como um investimento que poderá ter um bom retorno.

