Flamengo apresentou proposta superior, mas Galeno rejeitou por preferir o FC Porto
Extremo esteve com um pé no clube do Rio de Janeiro, mas quando foi abordado pelo FC Porto não hesitou, até porque prefere manter-se na Europa nesta fase da carreira. E quer ser campeão em Portugal.
Corpo do artigo
O negócio da recompra de Galeno no último dia do mercado de transferências - para colmatar a saída de Luis Díaz para o Liverpool - deixou muitos portistas intrigados e até revoltados, mas a verdade é que os dragões conseguiram garantir o jogador por um valor abaixo do mercado e também do oferecido pela concorrência.
Flamengo apresentou ao Braga uma proposta superior. Vontade do jogador prevaleceu no contrarrelógio
O "Transfermarkt" avalia-o em 12 milhões de euros e, além disso, O JOGO sabe que o Flamengo - por indicação do técnico português Paulo Sousa - apresentou uma proposta ao Braga um pouco superior aos nove milhões de euros que o FC Porto vai pagar.
O negócio com os cariocas estava bem encaminhado até que os dragões entraram em campo. A vontade do jogador e a abertura manifestada por António Salvador, presidente dos minhotos e com quem Pinto da Costa tem uma excelente relação, foram fundamentais para o desfecho conhecido no último dia do mercado de inverno.
Galeno - assim como os seus representantes - considera que nesta fase da carreira a mudança para um grande em Portugal seria o passo mais correto em vez do regresso ao Brasil, de onde saiu com apenas 19 anos para representar a equipa B dos dragões. O novo número 13 do FC Porto - uma homenagem a Alex Telles - preferiu regressar a uma casa que conhece bem e onde sabe que vai lutar pelo título nacional. Voltar a ser campeão, agora com uma maior participação, é um sonho que espera concretizar já esta temporada, a juntar ao desejo de provar que pode jogar na equipa principal do clube que lhe abriu as portas na Europa. E tudo isso também pesou na decisão.
Aliás, não o escondeu nas declarações que fez quando foi oficializado. "Quando vim para Portugal, disse que queria fazer história no FC Porto e agora tenho mais uma oportunidade. Espero reescrever a minha história aqui, o que é muito importante. Estou muito feliz por estar de volta", referiu.
Na primeira passagem pelo Dragão, depois de uma época a brilhar na equipa B, Galeno fez apenas quatro jogos - dois de campeonato - sob as ordens de Sérgio Conceição, apesar de a estreia ter sido perfeita: um golo ao Lusitano de Évora, na Taça de Portugal. Seguiram-se empréstimos ao Portimonense e ao Rio Ave antes de ser vendido por 3,5 M€ ao Braga, de onde chega com uma maior experiência e mais 24 golos e 23 assistências no currículo. Mas volta também com a enorme responsabilidade de ajudar a "esquecer" um dos melhores jogadores do clube nos últimos três anos e cuja saída no mercado de inverno deixou os adeptos portistas desapontados.
Ainda assim, aos 24 anos, Galeno sabe que tem uma grande margem de progressão que o pode levar para outros patamares a médio prazo e um regresso ao Brasil nesta fase poderia hipotecar essa possibilidade, ainda que a vertente financeira fosse apetecível, assim como a hipótese de jogar num dos maiores clubes do seu país. Da parte da SAD, o regresso de Galeno acaba por ser visto também como um investimento que poderá ter um bom retorno.