Fizemos as contas e chegámos a uma conclusão: Luís Castro só tem de fazer os trabalhos de casa
Nas últimas quatro épocas, com um campeonato de 34 jornadas, o quinto classificado obteve uma pontuação entre os 51 e os 55 pontos.
Corpo do artigo
O bom rendimento do Vitória em casa pode ser suficiente para a obtenção de um lugar que dê acesso às competições europeias. Olhando para as últimas quatro épocas, ou seja, desde que o campeonato voltou a ter 34 jornadas, o passaporte internacional foi carimbado com uma pontuação que variou entre os 51 e os 55 pontos. Ora, se se fizer um exercício em que a equipa de Luís Castro ganhe todos os jogos em casa até ao fim da temporada, e mesmo perdendo em todas as deslocações, o resultado será uma classificação com 54 pontos, que tem sido mais do que suficiente para garantir o quinto posto.
A par do Moreirense (não inscrito nas competições europeias), o Vitória é a quarta equipa com mais triunfos em casa (sete) e a segunda com menos derrotas na mesma condição (duas, frente ao Feirense e Benfica); por outras palavras, em 36 pontos possíveis, o conjunto vitoriano alcançou 24. Atendendo ao melhor rendimento da equipa no D. Afonso Henriques, em contraponto aos 15 pontos alcançados fora em 39 possíveis, o calendário até ao fim da época é favorável ao Vitória, com cinco jogos na condição de visitado e quatro como visitante. E uma das receções será ao Belenenses, na penúltima jornada, equipa que também está na luta pelo quinto e sexto lugares.
Seja qual for o exercício, o jogo com o Boavista, em Guimarães, reveste-se de grande importância, em boa parte devido à derrota no dérbi do Minho, na jornada anterior. Nos últimos tempos, depois de uma derrota, o Vitória reagiu normalmente com um triunfo (foi assim após desaires com o Belenenses, Benfica e Tondela).
Por último, convém sublinhar que a pontuação atual (39) está muito próxima das alcançadas nas épocas 2016/17 (41 pontos em 25 jornadas, com Pedro Martins) e 2014/15 (40 pontos em 25 rondas, com Rui Vitória); nessas duas ocasiões, a equipa vitoriana conseguiu o acesso às competições europeias por via de um quarto e quinto lugares.
Boavista arrasado em Guimarães
Sem Joseph, lesionado, e com André André fora dos planos devido a castigo, Luís Castro continua a preparar o jogo com o Boavista, tendo no histórico recente de resultados um bom incentivo. Isto porque o último triunfo da equipa axadrezada (1-2) em Guimarães tem 18 anos; foi conseguido na época 2000/01, na qual se sagrou campeã nacional. Daí para cá, o Vitória ganhou sete jogos e empatou três, sendo necessário levar em conta o período em que o Boavista não competiu no escalão principal, entre as épocas 2007/08 e 2014/15. Na última temporada, a equipa vimaranense venceu por 1-0, golo apontado por Rincón em jogo de estreia.