O Aves SAD consolidou a segunda posição na II Liga, com 46 pontos, a três do líder Santa Clara, enquanto o Länk Vilaverdense mantém-se no 17.º e penúltimo lugar do campeonato, com 17 pontos.
Corpo do artigo
O Aves SAD venceu o Länk Vilaverdense por 3-2, em jogo da 22.ª jornada da II Liga, disputado em Coimbra, que teve um final empolgante, após os minhotos terem anulado uma desvantagem de dois golos.
Os golos da formação da Vila das Aves, segunda classificada do campeonato, foram apontados por Nenê (11 e 25 minutos) e Stênio (90+2), e pela equipa do distrito de Braga marcaram Gonçalo Teixeira (53) e André Soares (89), este último de grande penalidade.
No Estádio Cidade de Coimbra, casa emprestada do Länk Vilaverdense, o Aves colocou-se em vantagem aos 11 minutos, num cabeceamento de Nenê, após cruzamento de Benny, na sequência de um pontapé de canto batido à maneira curta.
O árbitro Manuel Oliveira assinalou, inicialmente, fora de jogo no lance, mas o golo foi confirmado com recurso ao videoárbitro.
Cinco minutos depois, a formação da Vila das Aves aumentou a vantagem para 2-0, num bis de Nenê, na cobrança de um livre direto, que permitiu ao experiente avançado, de 40 anos, reforçar a liderança dos melhores marcadores da II Liga, agora com 18 golos.
No início da segunda parte, e após duas ameaças, a equipa do distrito de Braga reduziu aos 53 minutos, também de livre direto, superiormente executado por Gonçalo Teixeira.
Aos 89 minutos, o Länk Vilaverdense chegou ao empate, por André Soares, na conversão de uma grande penalidade, vislumbrada pelo videoárbitro, a castigar o derrube de Laércio.
Na primeira tentativa, o jogador da equipa minhota atirou denunciado e permitiu a defesa de Trigueira, mas o videoárbitro alertou o árbitro para o adiantamento do guardião no momento do remate e o castigo máximo foi repetido, o que provocou muitos protestos dos avenses.
Depois, assistiu-se a um final eletrizante, com o Aves SAD a chegar ao golo aos 90+2, já no período de 10 minutos de descontos dados pelo árbitro, por Stênio, que, num pontapé de canto, só teve de encostar após uma má abordagem do guarda-redes do Länk Vilaverdense.
O Aves consolidou a segunda posição na II Liga de futebol, com 46 pontos, a três do líder Santa Clara, enquanto o Länk Vilaverdense mantém-se no 17.º e penúltimo lugar do campeonato, com 17 pontos.
Jogo disputado no Estádio Cidade de Coimbra.
Länk Vilaverdense – AVS, 2-3.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Nenê, 11 minutos.
0-2, Nenê, 25.
1-2, Gonçalo Teixeira, 53.
2-2, André Soares, 89 (grande penalidade).
2-3, Stênio, 90+2.
Länk Vilaverdense: Rogério Santos, Batista, Laércio, Carlos Freitas, Maviram, Ericsson (Momo Sacko, 80), Lénio, André Soares, João Caiado (Boubacar, 70), Gonçalo Teixeira (Ansu Fati, 90+7) e Bruno Silva (Sherwin, 80).
(Suplentes: Carlos Paulo, Momo Sacko, Konaté, Ansu Fati, Armando Lopes, Sherwin, Jude e Boubacar).
Treinador: Sérgio Machado.
Aves SAD: Trigueira, Alaba (Farias, 90+1), Clayton, Anthony, Fernando, Lucca, Benny, Vasco Lopes (Stênio, 90+1), Luís Silva (Fábio Pacheco, 71), Mercado (Tunde, 71) e Nenê (Samuel Granada, 58).
(Suplentes: Simão, Teixeira, Fábio Pacheco, Stênio, Farias, Amorim, Gustavo, Samuel Granada e Tunde).
Treinador: Jorge Costa.
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Alaba (32), Anthony (36), Clayton (73), Stênio (90+3), Fernando (90+4) e Carlos Freitas (90+8).