Nacional poderá voltar à I Liga uma época depois de ter descido, enquanto o Farense está há 18 anos afastado da elite
Corpo do artigo
O fim da II Liga deixa Nacional e Farense à espera de poderem ser indicados com os dois clubes promovidos à I Liga. Apesar de ainda não haver fumo branco quanto às subidas e descidas no segundo escalão, tanto madeirenses como algarvios são os dois clubes que à data da paragem se encontravam em lugares de subida e também o eram no final da primeira volta.
Desta forma, os madeirenses poderão voltar ao primeiro escalão um ano depois de terem descido. De resto, o Nacional venceu a II Liga em 2017/18, na altura treinado por Costinha, técnico que não evitou a despromoção na temporada passada.
Já o caso do Farense é distinto. Os leões de Faro estão ausentes do convívio com os grandes há 18 anos e a última participação data, por isso, de 2001/02. O Farense, pela mão do presidente da SAD João Rodrigues e após ter contratado André Geraldes para CEO, dirigente que havia sido team-manager do Sporting, pode estar prestes a regressar ao escalão máximo do futebol português.
Sérgio Vieira, treinador dos algarvios, consegue, assim, a segunda promoção consecutiva na carreira, depois de em 2018/19 ter iniciado a época no Famalicão, embora tenha sido substituído por Carlos Pinto antes do final da mesma.