A FPF conta agora com mais de 213 mil praticantes federados.
Corpo do artigo
No dia do 109º aniversário, a FPF festejou mais um registo marcante para a história. Em todas as modalidades, com exceção do futebol de praia, foram ultrapassados o número de inscritos da temporada passada.
São, neste momento, mais de 213 mil (213 322) os praticantes federados. Recentemente o número de inscritos no futsal também tinha alcançado um registo histórico, com mais de 36 mil praticantes.
O presidente da FPF, Fernando Gomes, traçou um objetivo: "Nos atletas federados, o objetivo que traçamos é atingir os 400 mil em 2030. Chegámos aos 213 mil num crescimento que tem sido constante, consistente e sustentado. Recordo que recentemente atingimos recordes no futsal e não tenho dúvidas que estes registos vão continuar a crescer".
O dia, que também contou com a celebração dos sete anos da Cidade do Futebol, foi marcado pela apresentação de um novo projeto : o Walking Football. Foi ainda realizado um convívio entre Associações de Futebol, sócios de classe e Direção da FPF, concluído com um jogo desta nova modalidade, que teve lugar num dos relvados da sede da FPF e que contou com a Seleção Nacional Feminina Sub-19 na assistência.
Na cerimónia, o Presidente da FPF, Fernando Gomes, realçou a importância que esta aposta pode ter na saúde dos praticantes: "o foco está claramente na prática desportiva e na saúde física e mental, em todas as idades. Pensamos todos os dias em como pode ser útil para o País e este é mais um passo nesse sentido".
Acrescentou ainda que a FPF quer pôr o país " a mexer-se" : "a FPF lidera pelo exemplo, não tenham dúvidas que o nosso grande objetivo é colocar as pessoas com mais de 50 anos a praticar desporto. Queremos o País a mexer-se, porque os portugueses precisam e a saúde é fundamental", disse.
Por último, o presidente da FPF refletiu sobre o futuro e afirmou que estão em plena preparação para alcançar os objetivos.
"Vamos preparar o que aí vem: qualificação para o Euro e, posteriormente, o Mundial da Seleção Nacional AA, presença da Seleção Feminina no Mundial, participações das seleções jovens nos Europeus em 2023 - Portugal é um dos três países que está nas fases finais de sub- 17 sub 19 e sub-21; vamos lutar pelo apuramento das sub-19 feminino e as sub-17 deixaram-nos a garantia de um futuro brilhante não tendo conseguido a qualificação por manifesta infelicidade. Já disputamos 80 fases finais de todas as seleções e queremos sempre mais", conclui Fernando Gomes.
16102567
16102782