Os dois jogadores foram dos mais valorizados entre os vários cedidos pelo FC Porto e estão à espera de integrar a pré-época. Para já têm ordem para se apresentar, o que abre essa perspetiva
Corpo do artigo
Saidy Janko e Fernando Andrade, dois dos emprestados pelo FC Porto que mais se destacaram em 2019/20, apresentam-se amanhã no Olival para o primeiro dia de trabalho da nova época. Nenhum tem ainda certezas sobre o futuro e nem sequer sobre se vai ou não fazer a pré-época, mas ambos vão responder à indicação da apresentação, o que abre boas perspetivas nesse sentido.
A dupla deve, primeiro, conversar com Sérgio Conceição, para o treinador esclarecer se tem, ou não, planos de futuro para eles. São casos bastante diferentes, que convergem essencialmente num ponto: o elevado rendimento na época finda no Sivasspor (Fernando) e Young Boys (Janko).
O extremo jogou no FC Porto na segunda metade da época 2018/19. Começou muito bem, com golos a Benfica e Sporting, mas foi caindo. Integrou a pré-época em 2019/20, mas terminou dispensado. Na Turquia fez 29 jogos e marcou sete golos, foi uma das figuras do surpreendente Sivasspor, que se qualificou para a Liga Europa, apesar de ter andado muito tempo na liderança.
Quanto a Janko, o lateral direito foi o jogador mais utilizado no campeão suíço, o Young Boys, com 46 desafios. Contratado pelo FC Porto ao Saint-Étienne há dois anos, trabalhou três semanas com Sérgio Conceição na pré-época 2018/19 e foi dispensado. A verdade é que evoluiu bastante na última época e mostrou-se em dois jogos com os dragões na Liga Europa. Em entrevista a O JOGO, em maio, assumiu o desejo de voltar.