Vontade de mostrar que pode ser útil a Conceição fez o brasileiro adiar uma definição sobre o futuro. Se as oportunidades até ao fim do mês não chegarem, a preferência passa por uma saída para o exterior.
Corpo do artigo
Os sinais transmitidos pelos primeiros jogos da temporada não foram animadores para Fernando Andrade, que ficou de fora das opções de Sérgio Conceição contra o Tondela (Supertaça) e o Marítimo (I Liga), apesar de não apresentar qualquer restrição clínica.
Atacante está no último ano de ligação ao FC Porto e pode sair
O atacante, que passou boa parte da última temporada a recuperar de uma grave lesão, apresentou-se no começo da pré-época com expectativas de ser mais importante, mas a saída do FC Porto é nesta altura a melhor solução para somar minutos com a regularidade que pretende. Ao que O JOGO apurou, o brasileiro até já recebeu duas propostas para continuar a carreira noutro destino: uma proveniente do Japão e outra de um clube do Médio Oriente.
No entanto, Andrade continua com vontade de mostrar ao treinador dos dragões que poderá ser opção útil em 2022/23 e adiou um pouco mais a definição sobre o futuro. Se até ao final do mês a situação atual não se alterar e a saída for a opção mais favorável, então a preferência passa por prosseguir no exterior, por muito que o Portimonense tenha manifestado o desejo de receber.
Estando Fernando Andrade dentro do último ano de contrato com o FC Porto, o cenário mais provável passa por uma saída a título definitivo, mesmo que seja por uma verba mais reduzida, como sucedeu com a venda de Marchesín para o Celta. Um cenário de empréstimo com opção de compra não se coloca, uma vez que a sociedade azul e branca não teria os direitos do jogador no final da época. Para que isso fosse possível, os dragões teriam de renovar o vínculo do brasileiro, no mínimo, por mais um ano, hipótese que surge como bastante remota ao dia de hoje.
15080122
Contratado ao Santa Clara em janeiro de 2019, a troco de 1,5 milhões de euros, Fernando Andrade nunca se conseguiu impor no FC Porto, embora tenha feito parte de alguns momentos e conquistas importantes. O atacante, de 29 anos, fez um golo a Benfica e Sporting na final four da Taça da Liga de 2018/19 e ficou ligado à eliminação da Roma nos oitavos de final da Liga dos Campeões, sofrendo a grande penalidade que permitiu aos portistas darem a volta à eliminatória. Nessa época, ainda participou em 22 jogos, mas seguiram-se cedências aos turcos do Sivasspor e do Rizespor, além dos árabes do Al-Fayha, por quem haveria de sofrer uma rotura de ligamentos logo na estreia. A recuperação fez-se no Dragão, onde voltaria em definitivo em janeiro, a tempo de conquistar a dobradinha. O fim da ligação aos azuis e brancos, porém, pode estar próximo.
15080042