Félix e Ibrahimovic são apenas dois exemplos: lesões mancham a retoma do futebol
Médicos e treinadores tinham avisado que o tempo de paragem teria consequências físicas nos atletas.
Corpo do artigo
O risco de surgir uma praga de lesões entre os futebolistas em tempos de pandemia não é uma casualidade - em Portugal, o FC Porto já perdeu o central Marcano para o resto da época por causa de lesão grave num joelho.
12234435
Vários especialistas médicos e treinadores tinham alertado para esse problema nas últimas semanas, explicando que, em consequência de um longo período de inactividade por parte dos atletas e da impossibilidade de se fazer uma pré-época adequada, a possibilidade de surgirem mazelas era elevada.
Infelizmente, o dia de ontem, segunda-feira, parece confirmar uma tendência que já se vinha notando, nomeadamente na Alemanha. Dois casos chamaram particularmente a atenção: Ibrahimovic e João Félix, embora se tema sobretudo pelo primeiro. No treino de ontem, o internacional luso, de 20 anos, sofreu uma entorse, de grau baixo, no ligamento colateral médio do joelho esquerdo. A informação foi dada pelo Atlético de Madrid, sem apontar previsão de paragem. Em Espanha fala-se de três semanas, sendo que o avançado está castigado para a próxima jornada, pelo que é possível que nem perca nenhum jogo, dado que La Liga deve reiniciar-se apenas a 11 de junho.
Mais complicada pode ser a situação do dianteiro do AC Milan. Ibrahimovic até esteve a treinar-se na Suécia com o Hammarby antes de regressar a Itália, onde as equipas estavam impedidas de trabalhar, mas ontem, o avançado de 38 anos saiu a coxear do treino dos rossoneri, com queixas na perna direita. Inicialmente temeu-se por uma lesão no tendão de Aquiles, mas, segundo a "Gazzetta dello Sport", o cenário mais provável é o de uma "lesão grave nos gémeos", que pode colocar um ponto final na época do dianteiro e, eventualmente, antecipar a reforma de um dos maiores craques das duas últimas duas décadas.
Mas se Ibra ainda vai realizar hoje exames para perceber a gravidade da sua mazela, Funes Mori já tem a "sentença" lida. O defesa-central do Villarreal, informou ontem o clube espanhol, terá de ser submetido a uma intervenção cirúrgica, depois de ter sofrido, num treino na quinta-feira, uma ruptura num tendão da coxa direita.
Por sua vez, o RB Leipzig revelou ontem que o dianteiro dinamarquês Poulsen, apesar de ter jogado até ao fim a partida contra o Mainz, contraiu uma lesão ligamentar num tornozelo. Sobre Laimer, que saiu magoado no primeiro tempo, não deu informação.
Alemanha com 14 baixas
Entre as principais ligas europeias, a Alemanha é a única que já se disputa e o recomeço ficou marcado por 14 lesões em nove partidas, embora algumas de pequena gravidade e que nem impediram os jogadores de alinhar no passado fim de semana, Contudo, logo no regresso aos treinos registaram-se lesões em várias equipas, nomeadamente entra aquelas que lutam pelo título, como são os casos de Dortmund e Bayern.
O primeiro perdeu Zagadou, Witsel ou Can, dos quais o último já jogou e o belga está convocado para o clássico de amanhã, enquanto nos bávaros Thiago ainda não foi opção.
Em Itália, na Roma de Paulo Fonseca, o guardião Pau López sofreu uma lesão traumática num pulso, enquanto o central Manolas, do Nápoles, teve uma ruptura muscular.