Cinco dos 11 jogadores mais utilizados pelo técnico maturaram na equipa B antes de subirem à formação principal
Corpo do artigo
Muito se tem falado sobre o “ouro da casa” nos primeiros meses da nova era que o FC Porto vive, liderada por Vítor Bruno, mas, para lá da integração de diversas pepitas saídas do filão do Olival no plantel principal, há outra prova inequívoca de que o treinador dos dragões olha com especial atenção para o que se faz dentro de portas. Contas feitas aos minutos dos 11 jogadores mais utilizados pelo técnico nos cinco encontros oficiais já disputados, cinco “maturaram” na equipa B, onde ganharam relevância, antes de apanharem o elevador para a formação principal: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Vasco Sousa e Namaso.
Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Vasco Sousa e Namaso afirmaram-se nas opções do técnico portista. Há ainda os casos do indiscutível Galeno, de João Mário e do reforço Fábio Vieira.
Deste quinteto, apenas Vasco Sousa não foi titular em todas as partidas (entrou no onze à segunda jornada, na visita ao Santa Clara), enquanto, por outro lado, Diogo Costa e Zé Pedro são totalistas. A juntar a estes nomes, há ainda o caso de Galeno, outro indiscutível nas opções de Vítor Bruno: o ala, que tem atuado como lateral-esquerdo, começou a destacar-se em Portugal no FC Porto B, entre 2016 e 2017, mas só após passar por Portimonense, Rio Ave e Braga é que regressou ao Dragão para vingar de vez.
Vítor Bruno já utilizou 22 jogadores na presente temporada. Entre os 11 com maior rodagem, cinco deram nas vistas na equipa B. Gonçalo Borges, surge em 12.º no ranking de minutos
Os dragões voltam a entrar em campo no domingo, frente ao Farense (15h30), mas, na sequência do desaire em Alvalade e de duas semanas de paragem competitiva - o trabalho prosseguiu no Olival -, é natural que Vítor Bruno considere introduzir “nuances” distintas na equipa inicial. Principalmente porque reforços como Moura, Nehuén Pérez e Fábio Vieira já estão totalmente integrados e prometem causar as chamadas boas dores de cabeça. Quer isto dizer que jogadores como Zé Pedro e Vasco Sousa, entre outros, podem ter as respetivas vagas ameaçadas.
Curiosamente, à espreita de uma oportunidade no onze estão outros jogadores com currículo de monta na equipa B, como o já mencionado Fábio Vieira, Gonçalo Borges (12.º mais rodado) ou... João Mário, que encontrou em Martim Fernandes um concorrente à altura. Tem a palavra o treinador.