Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Porto no triunfo por 1-0 no clássico com o Benfica, no Estádio da Luz, em jogo da 33ª jornada da Liga Bwin que consagrou o emblema azul e branco como campeão nacional.
Corpo do artigo
FC PORTO UM A UM
Diogo Costa 7
Muito seguro a sair dos postes, quer para intercetar cruzamentos, quer para anular passes para as costas dos centrais. Aos 20' travou um desvio de Zaidu para a própria baliza e aos 87' esticou-se para negar o remate de Taarabat.
João Mário 7
Fechou a porta a Lázaro e, mais tarde, não se atemorizou com a presença de Darwin. Fez vários cortes preciosos, como o que impediu Lázaro e Gonçalo Ramos de finalizar (9"), e nunca se coibiu de atacar quando teve espaço.
Mbemba 6
Debateu-se com algumas dificuldades para controlar Darwin, mas cresceu imenso após o golo anulado ao uruguaio e acabou em alta no plano defensivo, formando com Pepe uma parede para Seferovic e Yaremchuk.
Pepe 7
Usou da experiência para corrigir posicionamentos aos companheiros, anular investidas contrárias e colocar algum gelo no jogo quando foi necessário. Viu um amarelo por protestos e ainda arrancou outro a um adversário. O patrão da defesa... e da equipa.
A FIGURA
Zaidu: 7
Herói mantém o hábito de apagar a Luz
Tantas vezes menosprezado por uma franja de adeptos, foi visado por Sérgio Conceição por um erro cometido no começo da época (Famalicão), mas viveu ontem um momento de glória que o levou para os braços do treinador. Surgiu aos 90'+4', após um sprint até à área benfiquista para desviar o cruzamento de Pepê para dentro da baliza de Vlachodimos, a quem já havia marcado em 2019/20, pelo Santa Clara, também na Luz. Até aí, o nigeriano havia fechado o flanco esquerdo a sete chaves e causado alguns desequilíbrios a subir. Aos 19" quase fez autogolo, num lance anulado pelo árbitro, mas, na hora da verdade, acertou na correta.
https://ojogo.vsports.pt/embd/76776/m/9173/ojogo/23eea31391730aa17a3ce19b261f41f7?autostart=false
Grujic 7
Mais subido durante o primeiro tempo, intercetou algumas saídas do Benfica e rapidamente tentou esticar o jogo da equipa. Após o intervalo teve uma postura mais posicional e, com isso, soltou Vitinha para outras missões.
Vitinha 6
"Entrou" no encontro ao intervalo, depois de 45 minutos em que as tarefas defensivas se sobrepuseram às ofensivas. A um par de boas aberturas juntou ainda um remate perigoso (86") antes de ser substituído (87').
Otávio 6
Depois de uma grande abertura a isolar Taremi, alguns erros no passe atiraram por terra duas saídas rápidas da equipa. No entanto, foi incansável na perseguição ao portador da bola e uma muleta para João Mário, antes de passar para o meio para perturbar a ação de Weigl. Aos 75' atirou contra um defesa.
Taremi 6
Posicionado atrás de Evanilson até ao intervalo, gozou da primeira grande ocasião do jogo, quando ganhou a frente a Vertonghen e atirou para defesa com as pernas do guarda-redes. Foi perdendo fulgor ofensivo, mas nunca se rendeu defensivamente.
Pepê 7
Protagonista dos primeiros esticões do ataque portista, embora sem grandes consequências para o Benfica. Muito rigoroso no preenchimento dos espaços e no auxílio aos dois laterais, ainda teve forças para conduzir a jogada e assistir Zaidu para o golo do triunfo.
Evanilson 6
A marcação impediedosa que lhe foi movida pelos centrais durante os 45 minutos iniciais não o impediu de fazer um remate à meia volta travado por Vlachodimos. Com o ligeiro recuo no regresso dos balneários, passou a ter mais bola e voltou a testar o guarda-redes grego em mais duas ocasiões.
Galeno 5
Primeira aposta de Sérgio Conceição, procurou esticar o futebol portista pela esquerda e acabou por sofrer algumas faltas. Aos 84", quase aproveitava um desentendimento entre Vlachodimos e Gilberto para visar a baliza.
Toni Martínez -
Rendeu Taremi nos últimos minutos, quando a equipa estava mais focada em segurar o empate.
Eustáquio -
Preencheu os espaços criteriosamente na parte final.