A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto na vitória por 2-0 em casa do Marítimo, para a ronda 18 do campeonato.
Corpo do artigo
Diogo Costa 7
Importante em duas defesas na primeira parte: voou (32") para afastar um remate de Val Soares e foi ao chão desviar um tiro traiçoeiro de Xadas (36"), que bateu no relvado mesmo antes de lhe chegar. Sereno ao longo do segundo tempo.
João Mário 6
Outra exibição inspirada com competência a defender e influência no ataque - foi um dos que participou na bonita jogada do primeiro golo.
Pepe 6
Praticamente irrepreensível nas limpezas na grande área, somando várias recuperações noutras zonas.
Marcano 6
À medida do companheiro de setor, esteve concentrado e permitiu muito pouco, pelo ar ou à flor da relva. Ainda teve um excelente passe a desmarcar Evanilson.
Wendell 7
Que golaço à entrada da área: um pontapé numa exibição que não estava a ser das melhores, pelas dificuldades a defender. Melhorou depois desse momento de inspiração que se revelou determinante.
Uribe 6
Esteve mais dinâmico no segundo tempo, tal como os companheiros, a exemplo do bom passe a sobrevoar a defesa para encontrar Galeno sozinho, aos 48".
Bernardo Folha 4
Viu um amarelo cedo (7") e esteve discreto até receber o segundo (38"). Estreia a titular para esquecer.
Otávio 6
Mesmo sem estar ao melhor nível - saiu lesionado aos 63" -, deixou a sua marca com a excelente abertura para Pepê assistir Galeno, no 2-0. Teve um lance perigoso logo aos 3", ultrapassando o guarda-redes, mas não conseguiu dar seguimento.
Galeno 7
Em cinco tentativas de visar a baliza, a terceira saiu perfeita, aumentando a vantagem, e outra, num remate em arco, ficou perto de um golaço. Um pouco mais de eficácia e teria sido uma noite em cheio. Mas a veia goleadora segue ativa.
Taremi 5
Sentiu-se algo desamparado sem um colega por perto. Não teve chances para finalizar e fez apenas um par de combinações, saindo ao intervalo, numa situação rara.
Evanilson 6
Ao intervalo, regressou à competição e envolveu-se bem no ataque, mesmo sem remates. É dele o toque para Wendell, no primeiro golo.
André Franco 5
Tentou a sorte num livre direto e numa entrada na área, que Makaridze anulou.
Zaidu 5
Refrescou o flanco esquerdo perto do fim, mas ainda foi a tempo de ver um amarelo.
Fábio Cardoso 5
Resolveu um par de lances na grande área.
Gonçalo Borges -
Sem tempo para se mostrar.
A FIGURA
Pepê: 7
Velocidade de ponta cheia de precisão
Num jogo disputado palmo a palmo, sobretudo no primeiro tempo, Pepê procurou assumir jogo e tentar algo diferenciador, sem se encolher com a marcação apertada. A velocidade e tomada de decisão a partir do corredor direito acabaram por ser úteis na resolução do jogo no segundo tempo, quando o FC Porto aumentou as rotações. No 1-0, o criativo brasileiro tocou de primeira para João Mário e, pouco depois, acelerou até à linha de fundo, onde levantou a cabeça para o cruzamento atrasado que se impunha: Galeno estava lá e fez o 2-0. Após uma fase menos exuberante, Pepê está a reabrir o livro.