FC Porto um a um contra o Portimonense | Farol de Otávio deu luz a Fábio Cardoso
Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto que atuaram na vitória por 1-0 sobre o Portimonense, na 26.ª jornada da Liga Bwin.
Corpo do artigo
Cláudio Ramos 5
Uma saída mal calculada (32") em que acabou a tentar cortar de carrinho foi praticamente o único lance em que teve de se aplicar até aos 90"+2", mas desta feita acertou no timing e resolveu.
Manafá 6
Titular pela primeira na liga desde o final de 2021, foi "buscar" dois adversários em velocidade e, gradualmente, foi-se envolvendo bem na dinâmica ofensiva.
Fábio Cardoso 7
Apareceu a finalizar de cabeça sem hipótese de defesa, coroando uma exibição segura perante o pouco trabalho que teve.
Marcano 6
Deixou escapar Welinton Junior com perigo (32"), mas não voltou a cometer um erro desse nível.
Wendell 6
Não esteve muito expedito no ataque, mas pertenceu-lhe o bom cruzamento para o golo de Fábio Cardoso. Ainda apareceu na área num par de ocasiões para rematar, sem a melhor sequência.
Pepê 6
Pisou terrenos mais interiores para tentar provocar desequilíbrios. Assumiu várias jogadas e, grosso modo, faltou-lhe definir melhor, fosse no passe ou na finalização, como quando apareceu ao segundo poste a rematar de cabeça. Acabou a lateral e a cumprir.
Uribe 6
Mesmo que nem sempre acertando, procurou soltar-se na distribuição e colocar bolas em terrenos mais adiantados.
Galeno 5
Poucas vezes conseguiu desequilibrar, apesar das várias tentativas. Finalizou bem na cara de Kosuke, mas não valeu e ainda teve um tiraço do meio da rua que limpou a malha lateral. Nota para um bom cruzamento que Taremi poderia ter aproveitado melhor.
Toni Martínez 6
Na primeira parte, no espaço de cinco minutos, surgiu bem na área para finalizar: na melhor tentativa, Kosuke respondeu à altura. Pouco mais lhe chegou e foi ficando mais discreto.
Taremi 5
Procurou várias vezes combinar com os colegas, como no passe que deixou Toni Martínez em boa posição (13"), mas vive uma fase em que pouca coisa lhe sai bem. Teve uma boa chance para finalizar (63"), desperdiçada com um cabeceamento frouxo.
André Franco 5
Não quis errar, jogou pelo seguro, mas sem emperrar o jogo. Disparou forte e por cima, perto do fim.
Namaso 5
Deu preferência às combinações e rematou quando pôde, porém sem perigo.
Veron 5
Não trouxe melhores ideias.
Abraham Marcus -
Estreou-se a tempo de um par de toques na bola.
A FIGURA
Otávio 7
No "Baixinho" há um porto seguro
Otávio apareceu em parelha com Uribe no pivô do meio-campo, sem que isso diferenciasse muito as tarefas, que sempre se destacam pelo amplo raio de ação. Sem exceção ontem, o médio assumiu o comando e foi, de longe, o mais imaginativo da equipa, fosse em combinações curtas para criar espaço onde não existia ou em passes longos que descobriam colegas bem posicionados, como o cruzamento a rasgar a defesa até à cabeça de Pepê (81"). Fica a ressalva de ter sido algo negligente na cobrança de um livre mesmo a acabar, talvez já sem o melhor discernimento depois de 15 duelos ganhos e muito suor.