O FC Porto é a equipa da I Liga que aproveita melhor os lances estudados. Mbemba foi o último a marcar, Alex é o mais decisivo.
Corpo do artigo
O FC Porto é a equipa da I Liga que tira melhor proveito dos lances de bola parada. Ao todo, dos 57 golos marcados pelos dragões, são já 15 os que surgiram na sequência das jogadas ensaiadas por Sérgio Conceção no Olival, seja de livre direto ou pontapé de canto.
12372997
Estes têm sido verdadeiros trunfos: 11 no total, com o de Paços de Ferreira (marcou Mbemba) incluído. Pelo meio também houve um autogolo, de César, defesa-central do Santa Clara, após um livre bem marcado por Sérgio Oliveira.
O JOGO analisou um a um cada um desses golos e apresenta-lhe uma espécie de relatório detalhado de mais um item em que os dragões superam largamente a concorrência. O Benfica está em segundo lugar neste capítulo, somando 11 golos.
Alex Telles é o jogador do FC Porto com mais participação direta nos golos de bola parada. São já quatro assistências, a maioria a resultarem de pontapés de canto. O golo de Mbemba, em Paços de Ferreira, que reforçou ainda mais a liderança no campeonato, foi só o último exemplo. Além disso tem ainda um golo macado na sequência de um livre cobrado rapidamente por Sérgio Oliveira.
Dos 57 golos marcados pelo FC Porto no campeonato, 15 surgiram na sequência de pontapés de canto ou livres indiretos, com predomínio do primeiro tipo de jogada. Falta um tento de livre direto
Entre os "goleadores", Marcano é o que mais fatura: quatro golos no interior da área a aproveitar cantos ou livres indiretos. E Zé Luís destaca-se de Soares, o que até é surpreendente na medida em que o brasileiro, de cabeça, é o portista que mais marca, bola corrida incluída.
Apesar de ser o rei das bolas paradas, o FC Porto ainda não marcou qualquer golo de livre direto. Falta de pontaria, sorte ou porque prefere os livres indiretos, os portistas têm aproveitado bem as faltas cometidas pelos adversários. Neste capítulo, Nakajima, com 2,8 faltas sofridas por jogo, é dragão mais penalizado. Seguem-se Otávio (2,4) e Luis Díaz (2,1).
DADOS
Alex Telles - Tem quatro assistências para golo de bola parada na Liga e marcou um, contra o V. Setúbal;
Marcano - Com quatro golos, é o melhor marcador dos portistas neste tipo de lance;
Zé Luís - Entre os avançados do FC Porto, é o que aproveita as jogadas ensaiadas.