Avançado impressiona: esteve diretamente ligado a 81 golos - somando as assistências - e já faturou em todas as competições. Sozinho é responsável por mais de um terço da produção da equipa.
Corpo do artigo
Um clássico especial para Taremi. No sábado, se for utilizado por Sérgio Conceição - como é de prever -, o iraniano fará o centésimo jogo pelo FC Porto e tentará deixar a sua marca. Algo que, olhando para as estatísticas, tem fortes possibilidades de acontecer.
A iniciar a terceira época no Dragão, o iraniano prepara-se para chegar à centena de jogos pelo FC Porto na receção ao Sporting, a quem já marcou por duas vezes.
Afinal, o avançado teve participação direta em 81 golos nos 99 encontros em que participou, incluindo aqui os lances em que finalizou e aqueles em que serviu os companheiros. Tem 71,7 por cento de vitórias. Frente ao Sporting e de dragão ao peito, os números também são animadores: leva dois golos e duas assistências nos seis clássicos que disputou, sem que tenha perdido qualquer jogo.
Contratado ao Rio Ave em plena pandemia - no verão 2020 -, Mehdi começou por ser suplente utilizado nas primeiras dez partidas que realizou de dragão ao peito, tendo assinado o primeiro golo apenas à oitava tentativa, numa partida com o Portimonense em que esteve meia hora em campo. A partir daí foi sempre a somar, tornando-se num dos indiscutíveis de Sérgio Conceição. Os números não deixam margem para dúvidas: nas duas épocas completas que efetuou pelo FC Porto, Taremi só não esteve em 10 dos 106 jogos da equipa. E mais impressionante ainda é o facto de o seu rendimento não ter caído mesmo quando foi desviado para uma das alas.
Taremi é responsável direto por 34,5% dos golos que o FC Porto tem desde o início de 2020/21.
Aos 30 anos, Taremi parte para a terceira temporada no FC Porto com um enorme desafio pela frente: melhorar o registo com que terminou 2021/22: 26 golos e 16 assistências, dois recordes na sua carreira. Para já, não se pode dizer que tenha começado mal: soma quatro golos (dois ao Tondela e dois ao Marítimo - em três partidas. E, sublinhe-se, nenhum foi na marcação de grandes penalidades. Dados que confirmam que está "de alma e coração" no FC Porto, como fez questão de dizer dias antes de disputar a Supertaça, como reação a uma polémica entrevista que deu no seu país.
15097124
Aquele hat-trick de penáltis sofridos
Há pouco menos de três anos - a 31 de agosto de 2019 - Taremi defrontou pela primeira vez o Sporting, ainda ao serviço do Rio Ave. A partida foi em Alvalade e fica para a história pelo triunfo (3-2) dos vilacondense à conta de três grandes penalidades sofridas pelo iraniano.
Curiosamente, não assumiu a marcação de nenhuma, o que não lhe tirou o brilho. Na jornada anterior tinha feito um hat-trick frente ao Aves. Ou seja, numa semana, Mehdi mostrou a Portugal do que era capaz.
15096496