
Farioli está a preparar Kiwior para o clássico
Miguel Pereira
Farioli desfez a muralha polaca em Rio Maior e não a deve voltar a juntar frente ao Sporting porque Jakub tem uma missão no lado esquerdo. Condição física do central foi gerida pelo treinador, apostando num regresso a 100 por cento num jogo fundamental para a corrida ao título. Com ele em campo, o FC Porto só perdeu um jogo.
Suplente não utilizado frente ao Casa Pia, na segunda-feira, Kiwior prepara-se para regressar à titularidade no FC Porto na receção ao Sporting (segunda-feira, 20h45). E ao que tudo indica o polaco voltará a ser desviado para o lado esquerdo da defesa com a missão de travar as investidas de Geny Catamo e de juntar-se à dupla de centrais sempre que necessário, formando um tampão que Farioli espera seja suficiente para anular o ataque leonino.
A muralha polaca que Kiwior formou com Bednarek até janeiro ajudou o FC Porto a terminar a primeira volta com apenas quatro golo sofridos, mas foi desfeita, nos jogos do campeonato, desde a chegada de Thiago Silva. E o treinador portista deve manter a aposta no experiente brasileiro, o que leva o defesa cedido pelo Arsenal a ocupar o lugar que foi de Moura em Rio Maior no lado esquerdo. Uma decisão que não está diretamente ligada com o lance do primeiro golo do Casa Pia em que ex-Famalicão deixou que Gaizka Larrazábal finalizasse nas suas costas. O plano de Farioli já era esse, até porque a condição física de Kiwior obrigava a uma gestão cuidada. Totalista nos últimos oito jogos antes da deslocação a Rio Maior - entre o Alverca e o Rangers acumulou 720 minutos, mais do que qualquer outro companheiro, a jogar no eixo e à esquerda -, o central acusou alguma fadiga. E num relvado extremamente pesado, que inclusive agravou a lesão de Martim Fernandes, o treinador optou por poupá-lo, apontando-o agora ao onze na receção ao Sporting, num jogo muito importante para as contas da corrida pelo título.
Kiwior é, neste momento, o sexto jogador mais utilizado por Farioli e com ele em campo o FC Porto só perdeu uma vez, com o Nottingham Forest.
Bednarek atravessa a "melhor fase da carreira" no Dragão
Jogador fundamental na manobra defensiva do FC Porto, Bednarek tem recebido a aprovação de Farioli pelas exibições e capacidade de liderança, mas também no seu país surgem elogios. "Considerando a temporada como um todo, Jan Bednarek está na melhor forma da sua vida", referiu esta semana Roman Kołton, um dos comentadores desportivos mais conceituados da Polónia. Uma opinião partilhada por Jacek Laskowski. "Antes da transferência para o FC Porto, disse que era uma ótima escolha. Está no seu auge."

