
João Brandão orienta uma equipa recheada de juventude
FC Porto
Média de idades do plantel atual é a mais baixa dos últimos seis anos e nem chega aos 20 anos. Felipe Silva é o mais velho e tem... 23 anos. Dores de "crescimento" causaram alguns dissabores no arranque, entretanto a equipa encarreirou num dos campeonatos mais competitivos: distância entre o 3º e o 15º é de apenas 10 pontos.
Depois de um início de temporada a penar com a primeira vitória a surgir apenas na oitava jornada (Marítimo, 1-0), a equipa B do FC Porto foi recuperando das "dores de crescimento" de um plantel muito jovem e chega à 21ª ronda a meio da tabela. Porém, ainda muito longe de poder respirar de alívio, porque este está a revelar-se um dos campeonatos mais competitivos de sempre da II Liga. Mas já vamos a essas contas.
Primeiro outras: a equipa orientada por João Brandão é a mais jovem dos últimos seis anos, como se pode ver na infografia publicada. A média de idades, entre os atletas utilizados e que fazem parte do plantel - ou seja, sem contabilizar os reforços esporádicos da equipa principal, como sucedeu com João Costa em seis partidas - não chega sequer aos 20 anos. E os 11 jogadores que venceram o clássico com o Sporting B, em janeiro, era de apenas 19,5 anos... Kaué e Gabriel Brás, 21 anos, foram os mais velhos a terminar esse encontro...
A recuperação da jovem equipa azul e branca nos últimos tempos tem sido assinalável. Desde dezembro, em oito jogos, perdeu apenas dois e empatou um, permitindo sair da zona perigosa da tabela naquele que está a ser um campeonato extremamente competitivo. Olhando para a prova nas últimas oito épocas, nunca a distância entre o terceiro classificado e o 15º - ou seja excluindo os lugares de subida e os de descida/playoff - foi tão curta à 20ª jornada. São 10 atualmente a separar o Sporting B e a Oliveirense.


