Médio prolongou o contrato até 2024 e fica com a segunda cláusula de rescisão mais alta entre os campeões da Youth League.
Corpo do artigo
Há mais um campeão da Youth League preso por um contrato de longa duração e blindado com uma cláusula de rescisão de impor respeito. Tal como O JOGO garantiu há duas semanas, Vítor Ferreira renovou com o FC Porto, com a assinatura e a oficialização do acordo entre as partes a surgir a meio da tarde de segunda-feira.
Internacional sub-21 luso já foi chamado aos treinos da equipa A e é visto por Sérgio Conceição como uma aposta de futuro. "É o início de um sonho e sinal de que muitas coisas boas vêm aí", referiu o portista
O novo contrato é válido até 2024 (o anterior terminava em junho de 2020) e a multa para a interrupção unilateral do vínculo está fixada nos 40 milhões de euros. O valor é o segundo mais alto entre os jogadores que venceram a última edição daquela competição europeia de sub-19, a par dos de Diogo Leite e Romário Baró, e só é batido pelos 125 milhões de euros de Fábio Silva [ver infografia].
A manifestação da vontade do FC Porto de renovar com Vítor Ferreira, como o nosso jornal informou atempadamente, surgiu durante o Europeu de sub-19. A primeira proposta foi apresentada logo após o arranque da época e, com o protagonismo ganho pelo médio na equipa B e na seleção de sub-21, as conversas aceleraram antes da última paragem. O acordo foi alcançado rapidamente, mas a assinatura ficou reservada para segunda-feira.
"Foi uma decisão fácil, tenho de confessar. Sinto que é o início de um sonho e sinal de que muitas coisas boas vêm aí", começou por referir Vítor Ferreira aos órgãos oficiais dos azuis e brancos. "Estou preparadíssimo e ansioso para que comece. Por outro lado, também sei que a renovação traz maior responsabilidade", declarou o jogador, filho do antigo médio Vítor Manuel, sem esquecer o que impulsionou este desfecho. "A época passada foi muito boa, com a inédita conquista do campeonato e da Youth League, e em termos individuais também ganhei um prémio pela Seleção [Jogador Revelação do Torneio de Toulon]. Senti-me bem e o início desta temporada vem ao encontro do que aconteceu no final da última. Estou muito feliz por ter renovado. É ótimo sentir que todos depositam esperanças em mim e vou mostrar a todos os portistas que valho isso", prometeu.
Vítor Ferreira leva 13 jogos pelo FC Porto esta época: 10 na II Liga, 1 na Premier League International Cup e dois na Youth League
O próximo passo para Vítor Ferreira passa por chegar à equipa A. O médio já foi chamado por Sérgio Conceição para participar em alguns treinos, mas não ficou muito tempo. A última vez aconteceu antes da eliminatória da Taça de Portugal com o Coimbrões (outubro). No entanto, o treinador já definiu que lhe vai dar a oportunidade de trabalhar com maior regularidade com o plantel principal nos próximos meses. Conceição está satisfeito com o desenvolvimento do jovem de 19 anos e considera-o o elemento da equipa B, da qual é o melhor marcador (cinco golos), mais preparado do ponto de vista tático e ao nível da intensidade que a I Liga requer.