Os dois capitães do FC Porto ainda só fazem tratamento, mas não estão riscados da receção aos minhotos.
Corpo do artigo
O FC Porto regressou na segunda-feira, depois de um fim de semana de folga, ao Olival para dar início à reta final de preparação do encontro com o Braga (sexta-feira, às 21h15) ainda sem Pepe e Otávio.
O central, dispensado da Seleção Nacional devido a problema muscular, é o que tem maiores probabilidades de recuperar a tempo da partida de sexta-feira. Decisões serão tomadas em cima da hora.
Os dois internacionais portugueses voltaram a realizar tratamento às respetivas lesões, mas Sérgio Conceição ainda não o riscou os seus nomes para a partida de sexta-feira. No Olival existe a esperança de que possam recuperar a tempo de dar o contributo num jogo de crucial importância para os dragões que, como se sabe, estão a cinco pontos do Benfica e a três do Braga, no campeonato.
Como é normal nestas situações, todas as horas contam e qualquer decisão só será tomada mais perto do apito inicial e dependerão, sobretudo, da confiança que os jogadores sentirem na altura.
Pepe, dispensado da concentração da Seleção, é o que terá mais probabilidades de estar disponível para a receção aos minhotos. O capitão do FC Porto está a contas com uma lesão muscular - que não foi especificada nem pelo clube nem pelos responsáveis clínicos de Portugal - que já o afastou do encontro com o Estoril. A caminho dos 40 anos, a condição física do central está a ser gerida com todos os cuidados, mas tendo em conta que não compete desde o dia 13 de setembro, é de prever que consiga estar em condições de dar o seu contributo à equipa no primeiro jogo de um ciclo infernal que poderá definir grande parte da temporada dos portistas.
Quanto a Otávio, a contas com um traumatismo na grade costal sofrido em Madrid, a questão é mais delicada, sobretudo depois de o médio ter sido utilizado contra o Brugge. De seguida voltou para a ser entregue aos cuidados do departamento médico do clube para recomeçar o tratamento, com o objetivo de recuperar nesta paragem das competições internas, não sendo impossível que seja já convocado para este encontro. Recorde-se que este início de época tem sido bastante atípico para o internacional português. Falhou o Tondela e o Marítimo por castigo, entrou apenas ao intervalo com o Vizela e só então assumiu a titularidade. Três jogos depois lesionou-se...
Uribe via Lisboa para estar "fresco"
Além de ainda não saber se pode contar com e Pepe e Otávio, Sérgio Conceição tem outra dúvida para a receção ao Braga. Uribe joga pela Colômbia na madrugada de quarta-feira e, depois, terá de iniciar uma longa viagem desde São Francisco, nos Estados Unidos, até ao Porto, com passagem por Lisboa, onde chegará na quinta-feira ao final da manhã.
Dessa forma, o médio ainda poderá fazer recuperação no Olival para, no dia seguinte, estar mais "fresco" para o embate com os minhotos. Resta saber com quantos minutos de jogo vai regressar. Para já leva 72 (Guatemala), mas é de prever que acrescente mais contra o México.