Dragões estão a um golo de chegar aos 100 pela sexta época consecutiva. Na elite, só Bayern, PSG e City ficam à frente.
Corpo do artigo
Após duas semanas de paragem, fruto da janela de seleções, o FC Porto volta à ação este domingo, recebendo o Portimonense com o fim de uma malapata à vista: depois de dois jogos sem marcar (contra Inter e Braga), a equipa de Sérgio Conceição procura, por fim, cortar a meta dos 100 golos na presente época.
A conta vai em 99 e, assim que somarem mais um, os dragões vão entrar na casa da centena de tentos - em todas as provas - pela sexta temporada consecutiva, registo que permitirá igualar a série do Chelsea.
À frente, ficará apenas um trio de colossos: Manchester City (10 épocas), PSG (à porta das 11) e o Bayern, que, já em 2022/23, chegou a um impressionante 16.º ano seguido a superar os 100 remates certeiros.
A caminhada do FC Porto neste "ranking", que contempla as ligas do "Big-5" e a portuguesa, arrancou com a chegada de Sérgio Conceição ao comando técnico. Na campanha de estreia do treinador, os azuis e brancos marcaram 119 vezes. Desde então, não falharam a chegada aos três dígitos nas quatro épocas seguintes - 2018/19 foi a mais produtiva, com 128 tentos -, sendo que só falhariam na atual se não anotassem outro golo até ao fim da temporada.
Igualando o Chelsea, o campeão português sabe que dificilmente voltará a ser ultrapassado pelo emblema inglês, a quem 2022/23 não está a correr de feição. Os "blues" têm apenas 41 golos marcados esta época, pelo que chegar à centena é, nesta altura, uma missão praticamente impossível. Assim, cairão da lista, deixando o FC Porto como quarto posicionado de forma isolada.
O jogo com o Portimonense poderá permitir, também, que os dragões ultrapassem o rival Benfica nesta contabilidade. Já na temporada em curso, as águias, líderes do campeonato, chegaram à casa dos 100 pelo quinto ano consecutivo, igualando o FC Porto temporariamente. Um empate que, de resto, não estará para durar. Após o nulo em Braga, Sérgio Conceição vincou que a sua equipa "não pode ter dois jogos a zero", pelo que se adivinha muita fome de golo no domingo. Saciá-la servirá para cimentar o posto entre tubarões.