
Pinto da Costa
Reprodução: FC Porto
Detalha a "obra" do antigo presidente ao serviço do clube e o processo do memorial permanente, no Estádio do Dragão
Leia também Sérgio Conceição recorda Pinto da Costa: "Ainda hoje procuro os seus conselhos"
Faz hoje um ano que o universo portista recebeu uma das piores notícias de sempre. Às 20h35 de 15 de fevereiro de 2025, um sábado, o FC Porto confirmava no seu site oficial o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, o "presidente dos presidentes". A maior figura da história do clube lutou durante muito tempo contra um cancro na próstata, que o próprio admitiu ser maligno. Aos 87 anos de idade, 71 deles na condição de associado, mais de seis décadas nos órgãos sociais e 42 anos na presidência da instituição, deixou um legado único.
Num dia marcado por várias homenagens, o FC Porto lançou o memorial digital (pode ver aqui), "que permitirá a qualquer pessoa, em qualquer lugar, perceber rapidamente a dimensão do tributo que o universo FC Porto prestou a Jorge Nuno Pinto da Costa".
"Desde a 'obra' deixada, espelhada em 2594 títulos nas mais variadas modalidades, com especial destaque para os 69 no futebol, passando pelo crescimento global que o FC Porto viveu nas suas quatro décadas de presidência, o memorial digital parte de quem foi Jorge Nuno Pinto da Costa para ilustrar os motivos de tamanha homenagem. (...) Detalha ainda todo o processo de construção do memorial permanente, recordando testemunhos, mensagens e imagens que marcaram este período", informa o clube azul e branco no site oficial.

