
A plataforma mundial de negociação de criptomoeda Binance é o novo patrocinador do FC Porto
Twitter/FC Porto
A Binance, principal fornecedor mundial de ecossistema de "blockchain", vai constar das costas das camisolas oficiais do clube
A plataforma mundial de negociação de criptomoeda Binance é o novo patrocinador do FC Porto e vai passar a constar nas camisolas da equipa principal, num acordo que que inclui a emissão de "fan tokens" por parte do clube.
A Binance, principal fornecedor mundial de ecossistema de "blockchain", vai constar das costas das camisolas oficiais do clube até ao final da atual época e passará para as mangas a seguir e enquanto a parceria se manter. O FC Porto é o primeiro clube português com quem esta plataforma de criptomoedas assina contrato, entrando em competitividade com a "exchange" socios.com e a Chiliz.
O "PORTO", como será conhecida a "fan token" dos dragões, estará disponível a partir do dia 16 - data de aniversário do estádio - através da plataforma "Fan Token Exchange" da Binance, num total de 4 milhões de "tokens" a 1 dólar cada.
Inicialmente será emitido através do Binance Launchpad e, depois, através de via spot, cartões bancários e P2P. Com isto, os adeptos podem recolher NFT [non-fungible tokens, ou seja, um certificado digital emitido para registar a autenticidade ou propriedade de um ficheiro que não pode ser copiado) raros, participar em sondagens exclusivas e desbloquear emblemas exclusivos e outras recompensas virtuais. "Esta é mais uma parceria que nos irá ajudar a evoluir no mundo de hoje, tirando partido de ativos digitais e, acima de tudo, ficar mais perto dos nossos fãs e dos seus interesses", referiu Pinto da Costa.
1456562412719640578
Mas, o que é NFT?
NFT, sigla para a expressão inglesa "non-fungible token", é um certificado digital emitido para registar a autenticidade ou propriedade de um ficheiro, como prova de que é original e único, não podendo ser copiado. Utiliza tecnologia "blockchain", a mesma que está na base das criptomoedas, e a natureza descentralizada que possui implica o processamento por vários computadores em rede, tornando falsificações ou fraudes teoricamente impossíveis.
O que é Blockchain?
É a tecnologia que suporta as criptomoedas, sendo uma base de dados descentralizada em milhares de computadores, que cria uma lista de registo de operações, organizada por blocos ligados criptograficamente: assim que uma operação é registada, a informação já não pode ser alterada, o que permite segurança nas transações, eliminação da intermediação e, em teoria, mais transparência.
O que são criptomoedas?
Constituem uma forma de moeda independente. Muitos utilizadores já usam para compras no mundo físico, visto que há cada vez mais serviços que as aceitam como forma de pagamento. A primeira criptomoeda de dimensão mundial foi a Bitcoin, em 2008.
