Primeiras conversas com João Mário decorreram antes da paragem competitiva. Prolongamento da duração do vínculo (termina em 2022) é o objetivo essencial. Equipa A na mira do jogador.
Corpo do artigo
João Mário, promissor extremo da equipa B e vencedor da Youth League em 2019, deve renovar com o FC Porto quando a situação que o país desportivo atravessa estiver mais controlada e a normalidade regressar.
Sabe O JOGO, os dragões iniciaram o processo quando as competições ainda seguiam o curso normal, logo no início de março, e abordaram o jogador no sentido de lhe prolongarem o vínculo.
João Mário (20 anos) está vinculado aos dragões até 2022 e a ideia será prolongar o contrato até 2024 e deixar o jogar com um nível salarial acima do atual e mais próximo dos jogadores de equipa A. A atual cláusula de rescisão é de 30 milhões de euros e pode ser retocada, embora isso não tenha sido discutido na primeira abordagem.
A promoção ao próximo plantel não é certa, mas é até bem provável que o jovem seja chamado a mostrar serviço na pré-época. No verão passado foi Madi Queta a ser observado por Conceição, mas João Mário estava ainda na passagem dos juniores para os seniores, apesar de já alinhar, preferencialmente, na equipa B.
12144910
O início desta época não lhe correu particularmente bem e só a meio das 25 jornadas que se disputaram é que conquistou a titularidade e algum destaque. Faltaram os golos (em 2018/19 fez quatro na II Liga e em 2017/18 marcou 10 pelos juniores), mas contabilizou algumas assistências.
Sérgio Conceição gosta das suas qualidades (é rápido e muito técnico) e, recentemente, chamou-o aos trabalhos da equipa principal. João Mário é peça chave nas seleções nacionais do seu escalão e foi vice-campeão da Europa de Sub-19. Natural de São João da Madeira, começou na Sanjoanense, mas mudou-se para os dragões ainda nos Sub-10, já lá vão... 10 anos.