Em 2021/22, os azuis e brancos somavam menos quatro pontos do que o Benfica (líder) nesta fase e foram campeões com mais seis do que o Sporting
Corpo do artigo
Chegar à sétima jornada do campeonato como perseguidor e não como perseguido é uma condição a que o FC Porto quase se habituou desde que Sérgio Conceição chegou ao clube. Contudo, a posição ocupada nesta fase tão prematura da competição e, principalmente, a desvantagem pontual em relação ao comandante não têm aquele peso que se pode pensar.
Dragões só lideraram uma vez à sétima jornada com Sérgio Conceição e, em cinco épocas, já anularam distâncias aparentemente difíceis
Pinto da Costa puxou do exemplo da última época para o certificar, na página que assina mensalmente na revista Dragões, mas os azuis e brancos também já haviam anulado outra diferença à sétima ronda, em 2019/20, quando juntaram a conquista da I Liga à da Taça de Portugal. A distinção entre ambas esteve no atraso que foram obrigados a recuperar. Em 2020, os portistas tinham apenas menos um ponto do que o surpreendente Famalicão. Já na época passada, a separação para o topo da classificação, onde morava o Benfica, era de quatro pontos.
O hábito de realizar a maratona do campeonato de trás para a frente, porém, não atenua o desafio que Sérgio Conceição tem de enfrentar em 2022/23. Afinal, se tivermos por base apenas a pontuação do FC Porto à sétima jornada desde 2017/18, quatro pontos foi mesmo o atraso máximo que o treinador conseguiu recuperar... e o atual (cinco) já superou esse marco. Em 2020/21, quando seguia na quarta posição, a diferença para o Sporting eram seis pontos - máximo no reinado de Conceição - e o melhor que logrou foi acabar em segundo, a cinco pontos dos leões.
A única vez que o FC Porto completou a sétima jornada do como líder da classificação com Conceição foi em 2017/18, época em que o treinador arrancou um percurso de sucesso no Dragão. Embalados por uma pré-temporada auspiciosa, os portistas terminaram o período em análise apenas com triunfos e chegariam ao fim com o tão desejado título. Mas até lá a prova deu muitas voltas. E Conceição ainda espera revirar a atual.
15192421