FC Porto é a única equipa em Portugal com golos marcados em todas as jornadas até agora (20). Entre as dez principais ligas do ranking da UEFA há apenas um registo semelhante.
Corpo do artigo
Mora no Dragão uma das poucas equipas dos dez principais campeonatos do ranking da UEFA que foi capaz de marcar em todas as jornadas que disputou até agora.
11824920
A produção ininterrupta de golos do FC Porto é caso único em Portugal e só é acompanhada por uma equipa que esta época tem passeado pelos relvados da Premier League: o Liverpool. A única diferença entre ambas, além do número de jogos e do devido grau de dificuldade de cada uma das provas, prende-se com o facto de os "reds" serem líderes da liga inglesa, com mais 22 pontos (!) do que o Manchester City, e os portistas ocuparem o segundo lugar na portuguesa, com menos quatro do que o Benfica.
Curiosamente, os encarnados só não "picaram o ponto" na competição deste ano por uma vez, na receção aos dragões, que por sua vez venceram 16 destas 20 jornadas, empataram duas e perderam outras tantas (sempre com golos).
34 jornadas - são as jornadas que os azuis e brancos levam sempre a marcar no campeonato: as 20 da edição atual da prova e as últimas 14 da edição anterior
A sequência de jogos sempre a marcar para o campeonato vem suportar os reparos que Sérgio Conceição lançou a algumas análises que têm sido feitas ao FC Porto. O treinador sustentou, após a vitória com o Ac. Viseu, para a Taça de Portugal, que a equipa "joga sempre de olhos postos na baliza contrária" e a verdade é que esta produção de golos na I Liga já transita da época passada. A série começou na 21ª jornada, em Moreira de Cónegos (1-1), e segue ininterrupta até agora, num total de 34 rondas. Um campeonato inteiro...
O próximo jogo, contudo, promete ser um duro teste a este rendimento, uma vez que foi precisamente no D. Afonso Henriques que os dragões ficaram em branco pela última vez. O encontro com o V. Guimarães, que terminou empatado a zero, marcou o início de uma fase complicada para a equipa de Sérgio Conceição, que culminaria com uma derrota em casa frente ao Benfica e a consequente ultrapassagem do rival na classificação.
Durante esta série de 34 jornadas a faturar do FC Porto, os nomes do V. Setúbal e do... Benfica são, para já, os únicos que surgem por três ocasiões. Os portistas venceram 27 desses 34 encontros, empataram quatro e só perderam três.
AVB foi caso único neste milénio
Só uma equipa do FC Porto neste milénio foi capaz de terminar uma edição do campeonato com golos marcados em todas as jornadas. Essa proeza coube à de André Villas-Boas, que conquistou a I Liga de 2010/11 com 21 pontos (!) de vantagem sobre o Benfica, fruto de 27 vitórias e apenas três empates. José Mourinho, que ficou ligado a um dos períodos dourados da história dos dragões neste século, viu esse feito escapar-lhe por pouco em 2002/03, devido a uma derrota (1-0) em Paços de Ferreira, a quatro jornadas do fim da competição.