Danilo e Alex Telles também estão entre os dez mais no ranking oficial de quilometragem divulgado pela UEFA. E correr compensa porque oito deles vão disputar os quartos de final.
Corpo do artigo
O FC Porto entra nos quartos de final da Liga dos Campeões com três jogadores no top 10 dos que mais quilómetros percorreram na competição até ao momento.
Herrera é mesmo líder destacado desta tabela, mas Danilo (terceiro) e Alex Telles (nono) também surgem bem posicionados.
O contador do mexicano apresenta 94 002 quilómetros corridos, o do português 85 776 e o do brasileiro 83 340. Números que beneficiaram bastante com os acontecimentos do jogo da segunda mão dos oitavos de final, com a Roma, no qual foram cumpridos 30 minutos adicionais para que fosse encontrado o vencedor da eliminatória. Mas, vamos por partes.
Imprescindíveis para Sérgio Conceição, Herrera, Danilo e Alex Telles alinharam de início nos oito encontros efetuados pelo FC Porto na liga milionária e, dos três, só mesmo o capitão é que não cumpriu a totalidade dos minutos (perdeu seis). Ainda assim, foi o que maior distância percorreu. Só com a Roma, no Dragão, foram 15,08 quilómetros, bem acima da média que somava nas sete partidas anteriores (11,285). Os 30 minutos extras de prolongamento explicam, em boa parte, essa diferença. Mas não lhe subtraem mérito. O internacional mexicano surge à frente de Dusan Tadic na tabela, já que o extremo do Ajax - outro dos clubes que mais jogadores mete no top 10 [ver infografia] - correu 93,310 (menos 692). Os dois são, de resto, os únicos que já superaram a barreira dos 90 quilómetros.
O primeiro abaixo deste patamar é Danilo. O português passou por alguns períodos de paragem devido a lesão, mas recuperou sempre a tempo de alinhar na Champions. O Comendador fechou os oitavos de final com mais de 85 quilómetros efetuados, sendo que 13,49 foram na receção à Roma (a média até aí era de 10,33), na qual bateu Alex Telles por uma unha negra. O brasileiro correu... 13,40, elevando a média dos 9,99 para os 10,417 quilómetros. Tanto um como o outro terão dois jogos nos "quartos" para melhorar este registo. Herrera, por estar castigado, só jogará a segunda mão.
Na lista, oito dos dez jogadores representam equipas que se apuraram para os quartos de final. É a prova de que correr mais do que o adversário ainda compensa...