Dragões nunca jogaram com o Basileia, mas já fizeram sete partidas com equipas suíças, somando apenas uma derrota, dois empates e quatro vitórias.
Corpo do artigo
Nos oitavos de final da Liga dos Campeões o FC Porto vai estrear-se em encontros com o Basileia, mas já disputou sete partidas contra equipas da Suíça, tendo somado apenas uma derrota.
Foi há mais de 30 anos, na temporada de 1980/81, que os dragões perderam 3-0 com o Grasshoppers, num resultado feito no prolongamento, depois do 2-0 nos 90 minutos, o mesmo desfecho com que o FC Porto havia derrotado a formação de Zurique, no Estádio das Antas, em jogo a contar para a extinta Taça UEFA.
De resto, dois empates, ambos por dois golos, com o mesmo Grasshoppers e o Sion, em jogos da qualificação para a Liga dos Campeões.
Quatro vitórias fecham os sete jogos: além da já referida sobre o Grasshoppers, os portistas venceram ainda outra vez esta formação (2-0), o Sion (4-0) e o Servette, por 2-0, no último jogo entre azuis e brancos e suíços, na pré-época de 2012/13.