Dragões têm saldo equilibrado na capital italiana, mas acabaram sempre a sorrir
Corpo do artigo
Em cinco visitas a à capital italiana para defrontar Roma ou Lázio no Estádio Olímpico, o FC Porto venceu apenas uma vez, perdeu outra e empatou três, mas acabou sempre por rir melhor no fim. Passamos a explicar: o encontro de quinta-feira, frente aos “laziali”, será o primeiro dos dragões na cidade eterna a não fazer parte de uma eliminatória europeia. Os azuis e brancos podem não ter vencido quatro dos outro cinco duelos, mas nunca foram eliminados pelos “giallorossi” ou pelos “biancocelesti”.
Duelo de quinta-feira é o primeiro contra Lázio ou Roma que não será jogado em contexto de eliminatória. FC Porto perdeu uma vez no Olímpico, mas até aí acabou por ser feliz.
Na quinta-feira, o FC Porto tem oportunidade de desempatar o saldo no Olímpico de Roma: venceu uma vez, perdeu outra e empatou três
A primeira deslocação à antiga capital do Império Romano data de 1981, para a Taça das Taças. Roma e FC Porto não foram além do nulo, mas os dragões já tinham vencido por 2-0 nas Antas. Seguiu-se outro 0-0, com a Lázio, em 2003, nas meias-finais da Taça UEFA; na segunda mão, a equipa de José Mourinho assinou exibição de gala e venceu, em casa, 4-1, conquistando depois o troféu. Mais tarde, em 2017 e 2019, chegaram dois embates com a Roma, na Champions: os portistas venceram por 3-0 o primeiro e perderam 1-2 o segundo, já com Sérgio Conceição ao leme - venceriam 3-1 no Dragão, na segunda mão. Já em 2022, o empate (2-2) com a Lázio, após triunfo (2-1) caseiro, para a Liga Europa.