Equipa B dos dragões vive uma excelente fase na II Liga.
Corpo do artigo
O FC Porto B alcançou a terceira vitória consecutiva na II Liga (sem qualquer golo sofrido), ao receber e vencer o Covilhã último classificado, por 3-0, em jogo da 13.ª jornada.
O triunfo portista começou a ser construído aos nove minutos, por Romário Baró, lesto a tirar partido de uma defesa incompleta do guarda-redes São Bento, subiu para 2-0 através de uma grande penalidade convertida por Marius nos descontos do primeiro tempo e chegou aos 3-0 num cabeceamento de Rúben Macedo, aos 78 minutos.
O que distinguiu as duas equipas foi a eficácia finalizadora, porque o FC Porto transformou em golo as suas oportunidades e o Covilhã, que somou o sexto jogo sem vencer no campeonato, não foi capaz de aproveitar as que teve e que foram em número semelhante às do adversário.
Bonani teve tudo para tentar o golo logo aos cinco minutos, mas não arriscou, a ocasião perdeu-se e o Covilhã mostrou aí que a objetividade atacante não é o seu forte.
O FC Porto mostrou como se faz quatro minutos depois, num livre batido por Chidozie que São Bento defendeu bem mas para o lado, tendo Romário Baró, oportuno, aproveitado para fazer o 1-0.
O Covilhã recompôs-se desse golpe e criou alguns problemas à defesa portista, mas ainda assim apanhou um susto quando Gleison, a culminar uma jogada individual, rematou forte e São Bento voou para evitar novo golo na sua baliza.
Com o FC Porto B adormecido, a equipa visitante tomou conta do jogo, Bonani deixou-se desarmar aos 45+1 quando tinha tudo para marcar e na resposta a este lance o FC Porto lançou um contra-ataque rápido, ganhou uma grande penalidade e aumentou para 2-0, por Marius.
Já na segunda parte, Adriano atirou forte aos 59 minutos e Diogo Costa negou-lhe o golo com uma grande intervenção, Mica tentou a sua sorte e a defesa portista opôs-se bem e, numa altura bem que o Covilhã dominava e tinha mais bola, e o FC Porto B fez o 3-0.
Romário Baró serviu Musa Yahaya, este, à vontade no lado direito, cruzou e Rúben Macedo cabeceou e marcou, fechando aí as contas deste encontro, que confirmou a retoma portista e as fragilidades do Covilhã.
Jogo disputado no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B - Covilhã, 3-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores:
1-0, Romário Baró, 09 minutos.
2-0, Marius, 45+2 (grande penalidade).
3-0, Rúben Macedo,78
Equipas:
- FC Porto B: Diogo Costa, João Pedro (Musa Yahaya, 38), Diogo Queirós, Chidozie, Oleg, Luizão, Moreto (Rui Pires, 69), Gleison, Romário Baró, Rúben Macedo (Madi, 82) e Marius.
(Suplentes: Mabaye, Rui Pires, João Mário, Madi,, Rui Costa, Musa Yahaya e Kelechi).
Treinador: Rui Barros.
- Sporting da Covilhã: São Bento, Gilberto, Zarabi, Jaime Simões, Soares (Henroque Gomes, 77), Makouta, Guilherme Rodrigues, Mica Silva, Adriano, Bonani (Kisley, 67) e Deivison (Onyeka, 69).
(Suplentes: Igor Araújo, Rafael Vieira, João Cunha, Henrique Gomes, Neto, Kisley e Onyeka).
Treinador: Filó.
Árbitro: João Matos (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gilberto (86) e Soares (76).
Assistência: cerca de 258 espectadores.